CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Campo Grande MS

Mesmo antes de autorização, buffets voltam a atender

31 AGO 2020Por Redação / EC16h:30

Após cinco meses e meio parados e, antes mesmo da abertura ser autorizada pela prefeitura, alguns buffets de Campo Grande voltaram a atender. Mesmo seguindo medidas de biossegurança, como permitir a entrada de convidados somente com o uso de máscaras e higienização com álcool em gel, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) disse ao G1 que, quem abriu o estabelecimento, funcionou de forma irregular.

"Eu fiz uma festa na semana anterior, dentro do novo processo de biossegurança. Nós seguimos todas as regras. É um momento novo e estamos nos adequando. A categoria está com muita expectativa e foi bem tranquilo, já que seguimos todos os passos desde a entrada dos convidados", afirmou ao G1 a proprietária de um buffet no Centro, Christian Mendonça, de 48 anos.

Segundo a empresária, é "algo cultural as pessoas se aproximarem", porém, a maioria está bem orientada com relação as implicações do novo coronavírus. "Foi super tranquilo e acho que teremos sucesso neste retorno. As fases, principalmente das crianças, são muito importantes e as pessoas querem comemorar e nós queremos reaquecer esse mercado", comentou Mendonça.

A fotógrafa Fernanda Gotz, de 36 anos, voltou a trabalhar em um buffet no domingo (30).

"Logo que eu cheguei já vi que colocaram as mesas afastadas e todos estavam de máscaras, incluindo os funcionários. Também tem limite de crianças nos brinquedos. Fiquei feliz de voltar a trabalhar, não só por mim mas pelos donos de buffet mesmo, que já estavam se sentindo abandonados e sem qualquer ajuda", disse

O empresário, Thiago Batistote, de 32 anos, diz que o seu estabelecimento para festas infantis, também na região central da cidade, não abre as portas há quatro meses. "Estou esperando a liberação do decreto, ansioso para voltar a trabalhar. Neste tempo, infelizmente, tive que dispensar funcionários e me desfiz até de bens pessoais para manter o prédio. Agora estou investindo no segundo espaço, que será para 15 anos e casamentos", explicou.

A superintendente da Semadur, Gisseli Giraldelli, ressaltou que participou, durante a manhã de segunda-feira  (31), de uma reunião com a categoria, tanto de eventos corporativos como sociais. Na ocasião, ela falou que recebeu um documento com o plano de biossegurança e agora deve construir uma minuta e um cronograma.

"Os que estavam funcionando, até então, estavam de forma irregular. Estamos elaborando a legislação e, enquanto isso, permanece em vigor o decreto 14.257, que proíbe eventos particulares que gerem aglomerações, como aniversários e outras comemorações, por exemplo. Ainda não temos nada oficial e estamos estudando e tendo as tratativas para a retomada", finalizou.

Fonte: G1 - Graziela Rezende

Mamma dentro

Leia Também