Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Campo Grande MS

Com parceiros, prefeitura de Campo Grande promove 2ª edição do encontro de mulheres na tecnologia da informação

19 AGO 2019Por Redação13h:01

A Prefeitura Municipal de Campo Grande/MS, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promove nesta segunda-feira (19) a segunda edição do Encontro de Mulheres na Tecnologia da Informação – EMUTEC, no Living Lab (Sebrae/MS).

Coordenado e realizado por mulheres, o objetivo principal do 2º Emutec é fomentar e estimular outras mulheres a ingressarem no mercado de TI. Para tanto há, o evento promove troca de experiências do universo da tecnologia da informação por meio de palestras, oficinas e talk show.

Para a primeira dama e presidente do Comitê Gestor do FAC, Tatiana Trad a parceria com o Sebrae, assim como outras que a administração municipal tem realizado, é fundamental para projetos avancem.

“Essa parceria, essa junção de esforços que faz a diferença e que tem feito a diferença durante essa administração. Nós temos procurado administrar sempre em parceria, em conjunto, buscando a ajuda sim da parceria privada que é essencial, não só na questão financeira, mas em levar, em estender aquilo que a população precisa. Quanto mais a gente se une, mais instrumentos vamos ter para que as pessoas sejam beneficiadas através das ações públicas”, avalia.

O diretor presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, pontua que a área de tecnologia é apontada como uma das mais promissoras e que mais cresce atualmente, com novas vagas abertas constantemente.  Contudo, há uma disparidade quando falamos em oportunidades entre homens e mulheres nesta área. A 2° edição do Emutec aborda, entre outros temas, a importância da mulher ocupar tais espaços.

Para ter uma ideia, em 2017 a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para o fato de o sexo feminino estar de fora dos principais postos de trabalho gerados pela revolução digital

Segundo a organização, apenas 25% da força de trabalho da indústria digital é representada por mulheres e se 600 milhões de mulheres e meninas tiverem acesso às áreas de ciência, tecnologia e inovação, 144 países em desenvolvimento aumentariam o PIB em 8 trilhões de dólares.

Ou seja, a estimativa da ONU Mulheres mostra que uma maior participação feminina na tecnologia é benéfica, também, para os negócios.

Para a vice-prefeita Adriane Lopes oportunizar essa acesso é fundamental.

“A gestão vem oportunizando, tanto na área de tecnologia, quanto na área de informação, como para as mulheres. É uma gestão diferenciada, que tem lançado oportunidades. Estou muito feliz em participar deste encontro, deste momento. Muitas informações, muitas coisas novas vão acontecer, e quero agradecer a todos que se fazem presente por estarem aqui, por estarem oportunizado nesta manhã”, diz.

O evento faz parte das diversas atividades em comemoração aos 120 anos de Campo Grande. Assim como na primeira edição, as palestras e oficinas que irão acontecer no Linving Lab do Sebrae/MS, serão ministradas exclusivamente por profissionais renomadas no mercado de trabalho.

Para a organizadora do Emutec, Elaine Priscila Farias Rodrigues, “realizar a segunda edição é uma oportunidade para a atualização do conhecimento, troca de experiências e networking entre as profissionais e mulheres presentes”.

Um dos destaques do evento, são as oficinas direcionadas ao público adolescente, com idades entre 14 e 17 anos. “Querermos despertar o interesse pela área de tecnologia nos nossos jovens, pois acreditamos que o futuro do mercado está na área de TI”, explica Elaine, dizendo ainda que “a todo instante surgem diversas inovações tecnológicas e as oficinas são ótimas oportunidades para esse primeiro contato”.

A primeira dama finaliza o evento é mais uma ação onde sementes que estão sendo lançadas.

“Muitas coisas nós não vamos colher ainda como parte da administração pública municipal, mas eu tenho certeza que daqui alguns anos nós vamos ouvir falar do que fizemos e isso tem me impulsionado. É a mesma coisa em relação às mulheres. As histórias das mulheres há muito pouco tempo atrás era muito diferente do que é hoje, não é o ideal, não chegamos àquilo que é justo, àquilo que a mulher tem que ter, as diferenças são biológicas, mas características de capacidade e competência, todos nós somos capaz ao que nos dispusermos a fazer e eu creio que isso tem avançado. Nós temos construído essa história”.

No decorrer do dia está havendo palestras, talk show e oficinas. As inscrições foram gratuitas e realizadas pelo www.participa.campograde.ms.gov.br.

Serviço

9h – Abertura do evento

9h30 – Palestra “Gestão do Tempo”

10h30 – Coffebreak

11h – Palestra “Gestão de Projetos em TI na Prática” – Desenvolvimento de Sistemas

12h – Almoço

13h30 – Palestra “Banco de Dados nos Dias de Hoje”

14h30 – Palestra “Virtualização de Servidores”

15h30min – Talk Show “Mulheres na TI”

Laboratório

09h30 – Oficina “Robótica Utilizando Lego”

13h30 – Oficina “Design de Soluções Tecnológicas para Empoderar Mulheres” – entre 14 e 17 anos

Fonte: CGNotícias

Mamma dentro

Leia Também