Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Campo Grande MS

Com licitação em andamento, drones vão operar 24h para Guarda Municipal

Seis servidores da Guarda Municipal serão capacitados para operar os drones em Campo Grande

1 JUN 2019Por Redação/ML12h:08

Após a legislação e regulamentação do uso de drones pela Guarda Municipal de Campo Grande, a compra de dois aparelhos está em fase de licitação. Após a aquisição, os dois drones irão operar 24 horas, garantiu o secretário municipal de segurança, Valério Azambuja.

“O decreto saiu agora e nós já estamos em fase licitatória. Estamos adquirindo dois aparelhos de porte médio”, adiantou titular da pasta durante a inauguração do Núcleo da Banda de Música na Guarda, no Parque Ayrton Senna, no Conjunto Aero Rancho, na manhã desta sexta-feira (31). O secretário ainda adiantou que o valor para aquisição de cada aparelho varia de R$ 15 mil a R$ 16 mil.

Com a compra dos aparelhos, os servidores serão capacitados para operar os aparelhos 24 horas. “Vamos pegar esse guarda municipal, que já é autorizado pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], certificado para aperar e preenche todos os requisitos e vamos capacitar seis servidores para operar 24 horas esses dois drones”, explicou.

O titular da pasta ainda afirmou que os aparelhos auxiliarão atuação da guarda. “Os aparelhos serão usados na fiscalização do trânsito, junto com Agetran [Agência Municipal de Transporte e Trânsito] e a própria guarda e o segundo em operações da guarda, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária, entre outras. Enfim, todas as instituições que estiverem em operações e precisarem do drone, nós estaremos atendendo”, detalhou.

Os drones também serão usados na fiscalização de parques. “Como as áreas são muito grandes, ao invés de colocar três ou quatro motocicletas rodando 24 horas, dois guardas com o drone fazem a varredura de até 15 hectares”, disse.

Segundo Azambuja, os usos dos dois aparelhos representará uma diminuição dos custos. “Primeiro a eficiência, segundo a segurança e terceiro o baixo custo porque eu não preciso colocar em parque desse mais de 10 guardas municipais. Com dois eu faço toda essa segurança. Esse é o grande ganho do uso dos drones”, completou.

Fonte: Fernanda Palheta/Campo Grande News

Mamma dentro

Leia Também