CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Campo Grande MS

"Acredito que vamos precisar conviver com essa doença vários anos", diz secretário de Saúde sobre Covid-19

Secretaria Municipal de Saúde faz apelo para os não vacinados procurarem imunização

25 JAN 2022Por Redação/TR16h:40

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, disse em coletiva nesta terça-feira (25), que a Covid-19 deve durar por muitos anos.

"Acredito que a gente vai precisar conviver com essa doença vários anos. A tendência dela é uma diminuição da letalidade, é o que estamos observando nesse momento", ressaltou.

Conforme último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em Campo Grande, 25,8 mil pessoas não tomaram nenhuma dose; 82,9 mil campo-grandenses não tomaram a 2ª dose e 385,9 mil pessoas não tomaram a 3ª dose.

Estabilidade

Entre os dias 27 e 28 de dezembro, Campo Grande enfrentou um pico nas unidades de Saúde.

Com isso, segundo José Mauro, as medidas começaram a ser tomadas.

"As medidas começaram a ser tomadas nessa época, nosso prefeito e vice-prefeita tomaram essa decisão de aumentar as equipes, contratamos RH, aumentamos as tendas, aumentamos os testes, a capacidade de testagem, ampliamos os leitos de retaguarda, principalmente leitos clínicos que estão sendo demandados", disse.

"Todo esse volume de atendimento tem se mantido constante no último mês, nem aumentado, nem diminuído, então a gente está passando por um período de estabilidade, essa é a nossa conclusão, e esperamos que isso diminua dentro de 30 dias", acrescentou.

Calendário

O secretário espera que O Ministério da Saúde normalize o calendário anual da vacina contra a Covid.

"Eu acredito que esse ano o Ministério da Saúde vá lançar o calendário anual da vacina da covid. Mas nós iremos dar um nome de calendário anual, acredito que essa portaria deva estar para sair também para que a gente possa normalizar essa vacinação no País", pontuou.

Nesta terça-feira (25), a vacinação em Campo Grande, está liberada para crianças de 5 anos ou mais.

Aos que têm alguma comorbidade ou deficiência permanente, é necessário apresentar laudo médico ou documento que comprove a doença.

A vacina é aplicada somente com a presença dos pais ou responsáveis.

Para outro familiar levar a criança, é necessário apresentar o termo de autorização assinado pelos pais. O formulário está disponível no site da Sesau.

Pode tomar a segunda dose quem tomou a primeira da AstraZeneca até o dia 25 de novembro; Coronavac até 3 de janeiro e Pfizer até 4 de janeiro.

Para tomar a dose reforço da Janssen, é necessário ter tomado a primeira dose até 25 de setembro.  

Além disso, pessoas com alto grau de imunossupressão com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose, no mínimo, há 28 dias, pode receber a terceira dose. Já para a quarta dose é necessário que tenham tomado a anterior até o dia 25 de setembro.

Pessoas com 18 anos ou mais, sem nenhuma doença relacionada, e que tomaram a segunda dose até 25 de setembro, também podem tomar a terceira dose.

A primeira dose está disponível para todas as pessoas com 12 anos ou mais.

Izabela Cavalcanti - Correio do Estado 

Mamma dentro

Leia Também