CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Brasil

Operação prende 38 pessoas e apreende 75 aviões em combate ao garimpo ilegal na Terra Yanomami

Também foram apreendidos mais de 85 mil litros de combustíveis e 650 munições. Operação iniciou em agosto e os números são resultado dos últimos três meses de ações.

5 DEZ 2021Por Redação/TR14h:00

Uma operação contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, prendeu 38 pessoas e apreendeu 75 aeronaves, em Roraima. A coordenação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (3).

A ação também teve o objetivo de restabelecer as Bases de Proteção Etnoambiental na região. Segundo o MJSP, a operação iniciou em agosto e os números são resultado dos últimos três meses de ações.

Além das aeronaves, também foram apreendidos:

- Mais de 85 mil litros de combustíveis;

- 650 munições;

- Mais de 30 mil quilos de minério;

- 17 veículos;

- 10 balsas;

- 6 embarcações.

“O trabalho faz parte do compromisso do Governo Federal com a proteção dos indígenas e combate aos crimes ambientais. São resultados importantes que demonstram a atuação integrada entre as forças e órgãos federais”, afirma o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

A ação foi realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência nacional de Telecomunicações (ANATEL), Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Terra Yanomami

Maior reserva indígena do Brasil, a Terra Yanomami tem cerca de 28 mil indígenas que vivem em mais de 370 aldeias, em quase 10 milhões de hectares entre os estados de Roraima e Amazonas e parte da Venezuela.

A área é alvo do garimpo ilegal de ouro desde a década de 1980. Mas, nos últimos anos, essa busca pelo minério se intensificou, causando além de conflitos armados, a degradação da floresta e ameaça a saúde dos indígenas.

A invasão garimpeira causa a contaminação dos rios e degradação da floresta, o que reflete na saúde dos Yanomami, principalmente, crianças que enfrentam a desnutrição por conta do escasseamento dos alimentos.

g1 RR — Boa Vista

Mamma dentro

Leia Também