Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Brasil

MEC divulga selecionados para bolsas na primeira chamada do ProUni

Em Mato Grosso do Sul, são 1.782 bolsas de estudo ofertadas pelo programa

19 JAN 2021Por Talyta Rodrigues15h:22

O Ministério da Educação (MEC) foi divulgado, nesta terça-feira (19), a relação dos candidatos vínculos na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2021.

Universidades particulares de Mato Grosso do Sul têm disponíveis 1.782 bolsas de estudo, entre integrais e parciais, por meio do programa.

Lista com o nome dos assentados está disponível no site do Prouni .

Os candidatos selecionados devem comprovar as informações prestadas na inscrição até o dia 27 de janeiro. 

Os selecionados escolheram até o dia 27 de janeiro para comprovar as informações prestadas na inscrição. 

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 1º de fevereiro.

Conforme dados do Ministério da Educação, em Mato Grosso do Sul são 929 bolsas de estudos integrais e 853 parciais, em diversos cursos, presenciais e no sistema de educação à distância (EAD).

Em todo o Brasil são 162.022 vagas, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais.

Nesta seleção, foram utilizados, excepcionalmente, conforme as notas do Enem de 2019, tendo em vista que o Enem de 2020 começou a ser analisado no último domingo (17) e as notas serão divulgadas após o processo de seleção do Prouni.

Os pré-selecionados na primeira chamada obterão entre os dias 19 e 27 de janeiro para apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.  

Bolsas

Podem se inscrever no Prouno estudantes que tenham cursado o ensino médio completo na rede pública ou tenham sido bolsista integral no caso de ter cursado na rede particular.  

Para concorrer a uma das bolsas integrais, estudante deve ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo, por pessoa.  

Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar deve ser de até três recompensas por pessoa.

É preciso ainda que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. 

Na inscrição, candidato pode escolher até duas opções de instituição de ensino, curso e turno entre as disponíveis, em ordem de preferência.  

Ao fim do prazo, os concorrentes concorrentes classificados de acordo com opções e notas definidas no Enem.  

Os candidatos não convocados nas duas primeiras chamadas devem manifestar interesse em prosseguir no processo seletivo entre os dias 18 e 19 de fevereiro. A lista de espera disponível para consulta em 22 de fevereiro.

O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa .

Por: Glacea Vacari – Correio do Estado

Mamma dentro

Leia Também