Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
29 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Brasil

Mãe de siamesas que nasceram ligadas pelo abdômen recebe alta, as meninas continuam internadas

18 AGO 2019Por Redação11h:38

A mãe das gêmeas siamesas que nasceram ligadas pelo abdômen recebeu alta neste domingo (18), do Hospital e Maternidade Luiz Argollo, em Santo Antonio de Jesus, cidade do recôncavo da Bahia, onde deu à luz. A informação é de Jussara Argolo, diretora médica da unidade.

Liliane Silva dos Santos, 35 anos, estava no hospital desde a manhã de quinta-feira (15), quando ocorreu o parto. Ela chegou a entrar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), depois de perder muito sangue durante o nascimento das meninas e ter o útero removido por conta das complicações. A alta ocorreu as 10h deste domingo.

Ainda segundo Jussara Argolo, Liliane só vai poder viajar para ver as gêmeas, Laura e Laís, depois da retirada dos pontos, que deve ocorrer nos próximos dez dias.

Apesar da liberação da mãe, as pequenas não têm previsão de alta. As duas foram levadas para o Hospital Materno Infantil, em Goiânia (GO), onde passarão por cirurgia de separação. Segundo os médicos, que consideram o caso raro e complexo, as meninas têm estado estável de saúde e vão começar uma dieta via oral.

A previsão médica é de que elas sejam separadas em um ano, pois é necessário que tenham pele suficiente para poder passar pelo procedimento. A previsão é que elas só devem deixar a unidade após a cirurgia.

Nascimento

As meninas nasceram no Hospital e Maternidade Luiz Argollo. De acordo com a diretora médica da unidade, a mãe das meninas chegou ao local após algumas horas na estrada, em busca de atendimento.

Segundo a médica, a mamãe mora na cidade de Piraí do Norte, a cerca de 120 km de Santo Antônio de Jesus, e tentou dar à luz em outros municípios do estado, mas não foi aceita nas unidades de saúde locais por conta da complexidade do caso.

Jussara Argolo conta que Liliane fazia acompanhamento no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, e já sabia que teria siamesas. A previsão era de que o nascimento ocorresse em cerca de 10 dias. No entanto, as meninas chegaram antes.

Ainda conforme a médica, Liliane chegou a Santo Antônio de Jesus com a irmã. O pai da criança estava trabalhando em outra cidade no momento em que a mulher começou a sentir as contrações.

O parto ocorreu por volta das 10h20 e durou cerca de uma hora. Juntas, as meninas têm 3,780 kg. Exames preliminares indicam que elas dividem o fígado e o intestino.

Fonte: G1 BA

 
  • Laura e Laís nasceram unidas pelo abdômen na Bahia Foto: Arquivo Pessoal
Mamma dentro

Leia Também