Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Brasil

ES segue sob alerta de chuva e Marinha prevê formação de ciclone

19 MAI 2019Por Paulo Ricardo14h:50

Apesar do tempo aberto no início deste domingo (19), Espírito Santo segue sob alerta de chuva forte. De acordo com o Climatempo, a combinação da circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera mantém as condições para chuva.

A previsão para a Grande Vitória e o litoral Sul do Espírito Santo é de predomínio de céu nublado neste domingo (19). A chuva pode cair a qualquer hora e, em algumas regiões, deve ser forte. Para o litoral Norte capixaba, a previsão também é de chuva frequente.

Mesmo com a tendência de diminuição da chuva, o risco de deslizamentos ainda é muito elevado porque o solo já está encharcado. O escoamento da água pode ser dificultado pelo represamento causado pelo mar, que se mantém elevado e há risco de ressaca.

Ciclone

A Marinha do Brasil, em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), informou sobre a previsão da formação de um ciclone entre a costa do Espírito Santo e o Norte do Rio de Janeiro, em alto-mar, a partir deste domingo (19).

De acordo com a Marinha, o fenômeno está associado à convergência dos ventos sobre uma região em que a temperatura da superfície do mar se encontra entre 27º C e 29º C, considerada acima da média para o mês.

São esperados ventos fortes, podendo atingir 102 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, nas proximidades do litoral norte do Rio de Janeiro, até segunda-feira (20).

Há previsão de ondas entre 3 e 5 metros em alto-mar até segunda-feira (20) à noite, e entre 3 a 3,5 metros com possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre São Sebastião (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com ondas chegando a 2,5 metros até o dia 20 pela manhã.

A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

Fonte: G1 ES

Mamma dentro

Leia Também