CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Brasil

CRM interdita eticamente dois postos de saúde por falta de segurança

19 JAN 2019Por Paulo Ricardo14h:20

As unidades básicas de saúde da família Oiteiro I e II do município de Alhandra, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, foram interditadas eticamente pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) na sexta-feira (18). Segundo o diretor de fiscalização do órgão, João Alberto Pessoa, a ação foi motivada por falta de segurança e desrespeito aos profissionais.

O G1 não conseguiu entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Alhandra nem com a Câmara de Vereadores do município.

Na quinta-feira (17), uma médica registrou um boletim de ocorrência contra um vereador do município, afirmando que ele invadiu o consultório em que ela estava atendendo e a agrediu verbalmente, chamando-a de "burra" e declarando que iria tirá-la do local.

Por telefone, o vereador contou ao G1 que pediu licença para entrar no consultório e apontou que a médica havia errado em uma prescrição para a mãe dele. A partir desse momento, segundo ele, a profissional se exaltou e, por isso, ele também.

Segundo João Alberto Pessoa, com base nesse relato, o órgão decidiu averiguar o que tinha ocorrido e, no local, identificou que houve ameaça, intimidação, desacato, além haver falta de segurança para os profissionais.

“Diante dessas circunstâncias, depois de conversarmos com a direção do Conselho, optamos pela interdição até que se tenha segurança suficiente e que esses vereadores entendam que eles não podem desrespeitar um funcionário público, por lei”, disse.

O diretor de fiscalização afirmou que há uma audiência marcada com a polícia para que os fatos sejam esclarecidos. Além disso, explicou que os dois postos, que atendem cerca de 100 pessoas por dia, foram interditados conjuntamente por funcionarem no mesmo prédio.

Com isso, conforme o diretor, os médicos não podem atuar nessas unidades de saúde até que a interdição seja suspensa pelo CRM-PB. “Ela vai valer até que seja dada às médicas que estão atuando lá a segurança necessária”, pontuou.

João Alberto ainda comentou que o Conselho está avaliando a possibilidade de ingressar com ação civil pública para garantir melhores condições de trabalho e qualidade no atendimento.

Conforme o CRM-PB, também foi solicitado que segurança policial seja providenciada para os postos e que a Câmara de Vereadores emita uma nota de desagravo em favor da equipe de saúde do local.

Interdição em Condado

A Unidade Básica de Saúde da Família do município de Condado, no Sertão da Paraíba, também foi interditada eticamente pelo CRM-PB na sexta-feira (18). O órgão informou que o médico e os enfermeiros estavam sofrendo agressões verbais da administração municipal.

O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Condado, mas até as 15h20 (horário local) da sexta-feira (19) não recebeu uma resposta.

Fonte: G1 PB

Mamma dentro

Leia Também