CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Brasil

Ansioso? 'Calculadora' faz estimativa de nota do Enem para candidato; saiba como usar

25 JAN 2021Por Emilly Constanci08h:30

Calculadora criada pela empresa TRIEduc promete simular uma estimativa da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na prova, que está sendo aplicada no domingo (24) em sua segunda etapa, a nota é dada pelo caminho (constructo) e não pelo número de acertos.

Para isso, a empresa utiliza os microdados do Enem de 2013 a 2019 e os extrapola para chegar a nota próxima da que o aluno terá quando saírem as notas do exame. Para fazer a simulação, basta acessar o site Sua Nota do Enem clicando aqui e coloca as respostas assim como foi preenchido o gabarito da prova – a simulação é feita a partir disto.

Diego Camacho, Diretor de Dados da empresa, destaca que “com a TRI, a nota do aluno não representa um desempenho individual absoluto, mas sim a posição que ele ocupou na escala onde todos os demais participantes também são incluídos. Essas escalas são como uma reta numérica, em que os números representam posições. Para construi-las, a cada edição do Enem a dificuldade das questões é equalizada com a escala de proficiência padronizada do exame, o que faz com que os resultados possam ser comparáveis ano a ano, mesmo com a aplicação de provas diferentes em públicos distintos”.

Mateus Prado, especialista no Enem, destaca que “se a simuladora for bem feita, utilizando todos os parâmetros necessários, consegue-se chegar a um resultado agora bem parecido com o que o aluno vai ter quando sair a nota oficial do exame”.

Segundo a TRIEduc, na edição anterior do Enem, em 2019, a calculadora teve erro médio de somente 17 pontos (para mais ou para menos).

Fonte: Midiamax - Fábio Oruê 

Mamma dentro

Leia Também