CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Artigo

O que é a internet das coisas

Mirella Bittencourt é redatora publicitária

21 NOV 2018Por Redação15h:00

O mundo está em constante evolução e uma das grandes tendências é o conceito de internet das coisas. Hoje em dia, é praticamente impossível estar inserido na sociedade moderna sem a utilização da internet. E isso não vai mudar e só tende a se ampliar. Na rotina do homem moderno do acordar ao dormir ao lado do celular é uma realidade e este aparelho vai se tornar ainda mais poderoso quando passar a controlar, por exemplo, todos os eletrodomésticos da casa, através da internet das coisas.

Um sistema inteligente na geladeira, na máquina de lavar e de secar, ou na cafeteira vai permitir que esses eletrodomésticos se tornem cada vez mais inteligentes, sendo totalmente personalizado e customizado para o seu usuário. Pegando esses três aparelhos citados, com a internet das coisas, a geladeira seria capaz de automaticamente resfriar as bebidas para uma reunião em casa de última hora, ou ainda avisar quando os alimentos estão estragando, já a máquina de lavar e de secar seria capaz de ter o programa ideal de acordo com as suas roupas sendo praticamente impossível estraga-las, e a cafeteira teria o café pronto e na temperatura certa naquelas horas do dia em que sabia que você iria precisar.

Ou seja, todos esses aparelhos teriam acesso à internet e à inteligência artificial facilitando ainda mais a vida do homem moderno, não só fora de casa, como também agora dentro do lar e tudo por aplicativos baixados nos aparelhos celulares, os quais resultam em informações e dados que são autoanalisados para aumentar ainda mais a eficiência desses eletrodomésticos.

A internet das coisas não quer criar apenas casas mais inteligentes, como também cidades.

Isso já é realidade em vários locais do mundo, com até mesmo cidades totalmente inteligentes com sistemas automáticos para tudo, entre eles: sistema solar de energia, sistema de reaproveitamento de água da chuva, controle de luzes e de temperaturas e coleta seletiva de lixo. Provando que além de facilitar a vida moderna, o uso de sistemas inteligentes através da internet das coisas pode ser também sustentável.

Esses sistemas visam solucionar: aumento da produtividade e diminuição dos custos, preservar o meio ambiente, melhorar o gerenciamento das cidades, criar uma estrutura mais resistente e estável, e também gerar mais oportunidades de negócios e novos serviços que se utilizam da internet das coisas.

Portanto, a internet das coisas é apenas um processo de ampliação da utilização da internet, dos aplicativos e dos celulares na vida do homem atual, na qual tudo em sua volta se torna automatizado de forma a utilizar os dados e as informações para aumentar o seu potencial de utilização, garantindo assim uma sociedade moderna cada vez mais evoluída e sem limites para aplicação da tecnologia em todos os seus segmentos.

Vale ressaltar que para a internet das coisas não há limites, já que há estudos e testes sendo realizados para ampliar este conceito para a saúde, na qual haveria até mesmo cápsulas inteligentes que avaliaram o que o corpo precisa e o que deveria ser liberado no sistema, provando que não há limite para o conceito de internet das coisas e para as suas aplicações na vida moderna. 

Mamma dentro

Leia Também