Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Artigos

O PT e a unidade em torno de Lula Presidente

4 DEZ 2021Por Redação/EC12h:46

As eleições de 2022 se aproximam, e por mais que muita coisa ainda possa acontecer, outras começam a se consolidar. Uma delas é a liderança eleitoral do Presidente Lula. 

Por conta disso, o PT precisa enveredar todos os esforços, para garantir a vitória de Lula em 2022 e também a eleição de uma grande base congressual, com comprometimento político e ideológico. 

A construção dessa unidade, passa, é claro, por um grande arranjo nacional, com a construção de uma frente ampla de esquerda, democrática e progressista, mas passa também pelos arranjos nos Estados.

Nos Estados, a prioridade tem que ser a viabilidade de palanques alinhados com o projeto nacional. Para isso é preciso seguir o exemplo de Lula e exercitarmos ao máximo o diálogo com forças que podem compor já no primeiro turno. 

É claro que em muitos Estados caberá ao PT encabeçar o palanque pró Lula, mas onde isso não for possível, alternativas terão que ser articuladas.

Em Mato Grosso do Sul, qualquer alternativa à não candidatura própria, está condicionada a esse critério de apoio ao Presidente Lula, já no primeiro turno das eleições de 2022. Caso contrário, caberá ao PT liderar o palanque estadual.

Com Lula liderando as pesquisas, também aqui no Estado, é natural que uma candidatura com força eleitoral e política como a de Zeca do PT cresça e possa disputar a ida para o segundo turno. E indo para o segundo turno temos grandes chances de retomarmos o comando do Estado. 

As forças de centro direita no Mato Grosso do Sul estão com vários nomes colocados. Essas forças tem uma forte vinculação ao bolsonarismo na sua cúpula e na sua base social, evidenciando então, uma barreira para que essas forças se alinhem ao projeto Lula Presidente no primeiro turno. 

É imperativo então que o PT trabalhe a construção da sua candidatura própria, com uma aliança no nosso campo, mas também é importante manter a porta do diálogo aberta, até porque, onde tiver unidade em torno de Lula Presidente, é onde o PT tem que estar.

Vladimir Ferreira
Presidente do PT/MS

Mamma dentro

Leia Também