CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
24 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Artigo

Doenças que podem estar relacionadas a sua saúde bucal

Mirella Bittencourt é redatora publicitária

9 DEZ 2018Por Redação00h:40

É um hábito relacionar a saúde bucal apenas aos dentes e a gengiva, porém a arcada dentária é apenas um dos componentes de um sistema mais complexo, o corpo humano, e quando está em mau funcionamento acaba por afetar outras partes do nosso organismo.

A boca pode ser a porta de entrada para doenças mais graves ou um importante indício de que algo não está certo. Os problemas bucais mais comuns são a cárie, a periodontite (infecção gengival grave) e a halitose, e geralmente vem acompanhadas de uma infestação de bactérias.

Desta forma, se essas doenças não forem bem tratadas, podem migrar para outras regiões do corpo e causar problemas sérios, como doenças cardiovasculares ou diabetes, e em casos mais graves até mesmo levar o paciente à óbito.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES

A boca interage com todas as estruturas do corpo. Sendo assim, o sangue que circula pela nossa boca também vai para o coração e caso exista alguma infecção grave, essas bactérias podem atingir a corrente sanguínea e se alojar no coração. Nesses casos, a saúde cardíaca pode ser gravemente afetada visto que pode ocorrer a diminuição da circulação sanguínea nos vasos, o que aumenta o risco de derrames, infartos e doenças coronarianas.

DIABETES

Aqueles diagnosticados com diabetes devem ter uma atenção especial à saúde bucal. A doença afeta diretamente o metabolismo e torna a pessoa mais propensa a desenvolver cáries, gengivite, perda dentária, boca seca e mais uma série de infecções orais. Além disso, diabéticos com a saúde bucal comprometida podem ter dificuldades em controlar a doença, visto que algumas infecções aumentam o nível de açúcar no sangue.

CÂNCER DE BOCA

Os primeiros sinais da doença podem ser identificados na mucosa da boca, nos primeiros estágios é comum o aparecimento de manchas brancas ou avermelhadas, úlceras que se assemelham a aftas ou lesões nos lábios e gengiva. Em casos mais agressivos pode afetar os gânglios, dificultando a mastigação, deglutição e a fala. Ao menor sinal de anormalidade consulte o profissional dentista de sua confiança e não deixe de procurar por um especialista no assunto.

AIDS OU HIV

Por comprometer o sistema imunológico do infectado, a AIDS exige uma atenção especial para com a saúde, e de maneira alguma a saúde da boca deve ser negligenciada. Pacientes portadores do HIV estão mais propícios a apresentar problemas odontológicos como boca seca e úlceras. Estes problemas são causados por fungos, vírus ou bactérias e um dos primeiros sinais de uma infecção por HIV pode ser uma infecção gengival difícil de se curar, também é comum a presença de insistentes manchas brancas ou lesões na língua e na boca.

OSTEOPOROSE

A osteoporose diminui a massa óssea do corpo e muitos problemas bucais podem estar relacionados a essa condição, sendo que as primeiras fases podem se manifestar na boca, causando perda dentária, problemas na mandíbula, retração da gengiva ou gengiva destacada. Sendo assim, além do cuidado com os ossos, é necessária uma atenção especial para a saúde bucal.

SÍFILIS

Recentemente, os órgãos públicos de saúde divulgaram dados alarmantes que indicam que o Brasil vive um surto de sífilis, sendo detectado um crescimento de 603% da doença apenas no estado de São Paulo. A doença tem cura e é feita com antibióticos e quanto antes detectada melhor. Um dos primeiros sintomas que podem indicar a infecção é o aparecimento de uma ferida na gengiva que demora para cicatrizar, mas também pode causar úlceras e manchas vermelhas.

DOENÇAS AUTOIMUNES

Em casos de doenças como o lúpus, o próprio sistema imunológico ataca outras estruturas do corpo. Como um dos primeiros sinais da doença, podem surgir úlceras na mucosa bucal, feridas dolorosas e que são difíceis de cicatrizar.

ANEMIA

A anemia é causada pela ausência de glóbulos vermelhos saudáveis, fazendo com que o paciente sinta fadiga, causa palidez, falta de ar e tonturas. Outra manifestação comum da doença é uma língua lisa, também chamada por alguns de língua careca.  

Fonte: Planos de Saúde Goiânia

Mamma dentro

Leia Também