CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Agronegócio

Representatividade Rural: Em cerimônia de posse do sindicato, Saito destaca atuação dos representantes do Agro de São Gabriel do Oeste

19 NOV 2018Por Redação/TR20h:21

O presidente do Sistema Famasul -  Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, participou da cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, localizada a 140 quilômetros de Campo Grande, no sábado (17). A instituição será presidida pelo produtor rural, Vilson Brusamarello, que substituirá Júlio César Bortolini, que deixa a diretoria sindical após 12 anos de liderança.

“Brusamarello tem trabalho prestado nos avanços do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste. Todas as ações do ex-presidente, Júlio, tiveram a participação efetiva do novo presidente, que fez parte das duas últimas gestões da instituição. Além disso, ele sempre esteve presente em nossas assembleias gerais, de uma maneira bastante incisiva, e é isso que nós esperamos neste mandato”, enfatizou o presidente da Famasul, Mauricio Saito.

Entre os desafios da nova gestão, Saito destacou alguns pontos e disponibilizou a Federação para superá-los. “O fim da contribuição sindical compulsória é um desafio e seu impacto se dá em diferentes níveis, em cada um dos sindicatos. Mas é simplesmente mais um obstáculo, pois sabemos como estimular a contribuição voluntária, por intermédio de uma comunicação bem feita com os produtores rurais para que haja o entendimento da importância do sistema sindical”, afirmou Saito desejando sucesso e continuidade no trabalhos prestados por Júlio Bortolini.

Sobre o mesmo tema, o presidente empossado destacou: “Estamos vivendo um momento histórico. Sabemos e conhecemos as dificuldades que teremos com o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, que diminuiu significativamente a receita dos sindicatos rurais. Mas, com certeza, isso será superado”, aponta o presidente empossado, Vilson Brusamarello. “Nossa função será a de pilotar a instituição, mas queremos a participação de todos”, completa.

“Avançamos muito nesses 12 anos”, afirmou o ex-presidente do sindicato rural, Júlio Cézar Bortolini, durante a cerimônia. Ele colocou em evidência o papel do agro no desenvolvimento do município, afirmando que, indiretamente, sua diretoria conquistou cerca de R$ 8 milhões de verba federal, que foram aplicados em benefício da população. Bortolini ainda reforçou o papel da Famasul no desenvolvimento do agronegócio e finalizou: “Sindicatos e a Famasul são eternos construtores”.

Educação Rural - Segundo o presidente da Federação, São Gabriel do Oeste desempenhou um trabalho eficiente ligado à capacitação no município e à educação. Foram mais de 2 mil pessoas capacitadas, entre 2017 e 2018, pelo Senar/MS e pela Famasul, além das 3 mil crianças participantes do Programa Agrinho, iniciativa que leva à sala de aula assuntos ligados à ética, respeito à diversidade, meio ambiente e conceitos de produção sustentável.

Participaram da cerimônia de posse os presidentes dos sindicatos rurais de Bandeirantes e Rio Verde de Mato Grosso, João Nelson Lyrio e Launil José Marquesan, respectivamente. E também o presidente do Sicredi Celeiro Centro-Oeste, Jaime Rohr; o vereador, Rogério Rohr; e o presidente da Associação Comercial de São Gabriel do Oeste e 1º secretário da Faems, Rodrigo Nissola.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

 

Mamma dentro

Leia Também