CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Agronegócio

MAPA autoriza a ampliação de escopo do COINTA para atuação na área de leite e derivados

O despacho decisório foi emitido na última quarta-feira (22), pelo MAPA e disponibilizado no Diário Oficial da União

28 JUN 2022Por Redação/PL06h:15

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria de Defesa e Agropecuária (Mapa), Departamento de Suporte e Normas, autorizou a ampliação de escopo, ao Serviço de Inspeção de Produtos de Origem animal do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa), para atuação na área de leite e derivados. 

O despacho decisório foi emitido na última quarta-feira (22), pelo MAPA e disponibilizado no Diário Oficial da União.

Na prática, com a determinação, estabelecimentos devidamente registrados no SIM-COINTA, que atendam as necessidades estruturais e documentais, poderão ser incluídos no SISBI-POA, podendo assim realizar a comercialização de produtos da área de leite e derivados, como queijo, requeijão entre outros, a nível nacional. 

“Agora teremos a possibilidade de incluirmos estabelecimentos da área de leite ao SISBI-POA, permitindo a expansão da comercialização dos referidos produtos para todo país. Fico muito contente com essa conquista. Este trabalho traz o crescimento, a evolução de toda região e, principalmente, a manutenção da qualidade e segurança dos produtos para todos os consumidores”, destacou o Coordenador do Consórcio, o médico veterinário Dr. Rafael Rezende Ramos.

O presidente do Cointa, Enelto Ramos da Silva, também prefeito de Sonora/MS, ressaltou a importância dessa conquista para os municípios do Consórcio e do trabalho que vem sendo realizado pela equipe coordenadora. “A constância e a perseverança, a busca constante por melhorias internas, pela excelência nos produtos comercializados, nas boas práticas, tudo isso é feito por pessoas competentes que estão diariamente trabalhando para obter resultados satisfatórios, tanto para os pequenos produtores quanto para os consumidores. Com essa conquista, o Consórcio contribuirá com a geração de emprego, de renda, alcançaremos reconhecimento até mesmo a nível nacional”, frisou. 

Serviço de Inspeção Municipal

O SIM-COINTA, Serviço de Inspeção Municipal vinculado ao consórcio COINTA, teve inicio em abril de 2020 e é composto por 13 municípios da região norte de Mato Grosso do Sul (Alcinópolis, Bandeirantes, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora).

Em 2020, em um universo de 488 consórcios de todo o país, o COINTA foi um dos 12 consórcios escolhidos para participar do Projeto CONSIM 1, que teve como objetivo auxiliar os serviços de inspeção vinculados a consórcios públicos em suas estruturações para posterior adesão ao SISBI-POA, Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Após 15 meses de projeto, o SIM-COINTA, conquistou o reconhecimento de equivalência junto ao MAPA, aderindo-se ao SISBI-POA, conforme autorizou a Portaria SDA Nº 461, de 23 de novembro de 2021. 

Com o reconhecimento de equivalência, o estabelecimento APIÁRIO LUZ DA MANHÃ, SIM-COINTA Nº 0006, em Camapuã/MS, foi contemplado com a possibilidade de realizar a comercialização de seus produtos em todo país, através do SIM-COINTA/SISBI.

Atualmente são 61 estabelecimentos devidamente registrados junto ao SIM-COINTA e mais de 40 processos em andamento para adesão, distribuídos em todos os municípios integrantes.

 
Mamma dentro

Leia Também