CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Cultura

Sesc Cultura terá programação especial para celebrar cultura indígena

As ações têm participações gratuitas

24 JUL 2018Por Redação/TR18h:18

A partir de quinta-feira (25), o Sesc Cultura terá programação especial com temática voltada para a cultura indígena durante o fim de semana. Entre as ações está visitação ao Planetário e Observatório Solar Indígena, o Cine Sesc, palestras e oficinas sobre arte Terena e Kadíwau. A entrada e inscrições são gratuitas.

Quarta-feira, 25

O Cine Sesc terá às 15 horas matinê com o “Abraço da serpente”, que conta a história de um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. O longa será reprisado na sessão das 19h e na sessão de sexta-feira, 27, também às 19 horas.

Quarta-feira, 26

De quarta-feira até sábado (28), estará instalado na unidade o Planetário e Observatório Solar Indígena desenvolvido pelo curso de Física da UEMS (Universidade Estadual do Estado), campus de Dourados. Também estarão disponíveis, no átrio, telescópios para observação do céu. O planetário é uma estrutura inflável com cinco metros de diâmetro e 4,5 metros de altura e que pode receber até 30 pessoas, por visitação. As visitas estarão abertas das 10h às 12 horas e das 14h às 20 horas.

Quinta-feira, 26

Na quinta-feira, às 19 horas, haverá a palestra Etnoastronomia e os conhecimentos indígenas sobre o céu. O Coordenador do curso de Física da UEMS, Paulo Souza da Silva, ressalta que os conhecimentos indígenas sobre fenômenos astronômicos se desenvolveram a partir da percepção da sazonalidade em atividades como caça, pesca, coleta e lavoura e também por questões culturais e religiosas, valorizando os saberes antigos.

Sábado, 28

No sábado haverá oficina para as crianças sobre a arte Terena e Kadíweu com pinturas de seus símbolos uma atividade gratuita que, para participar, basta ter pelo menos 04 anos de idade, estar acompanhado dos pais ou responsáveis e levar o material necessário. Depois da oficina, elas farão uma visita ao observatório solar.

Fonte: Midiamax – Carlos Yukio

Mamma dentro

Leia Também