Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Cultura

Semana do Cinema Brasileiro exibe filmes gratuitos no MIS a partir desta terça-feira

19 JUN 2018Por Redação/TR17h:28

O Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza a partir desta terça-feira (19), sempre às 19 horas, a Semana do Cinema Brasileiro. Serão exibidos filmes nacionais com entrada franca, em parceria com o Cine Café.

Desde os anos 1970 comemora-se no dia 19 de junho o Dia do Cinema Brasileiro, em alusão à chegada do cinegrafista italiano Affonso Segretto ao Brasil e às imagens que fez a bordo do navio Brésil. Prestes a desembarcar no Rio de Janeiro vindo da Europa, o cinegrafista filmou sua chegada ao País. Era 19 de junho de 1898. Talvez ele não soubesse, mas fez um registro pioneiro de imagens em movimento em território brasileiro. Batizado de “Uma vista da Baia de Guanabara”, a filmagem não sobreviveu ao tempo segundo.

Um dos integrantes do Cine Café, o jornalista João Costa, que também ministra oficinas teóricas sobre cinema no curso de extensão Movimento Cinematográfico da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS), explica que a Mostra é uma maneira de homenagear os cineastas Nelson Pereira dos Santos e Camilo Cavalcante, “que possuem um trabalho muito significativo e que compõem a história do cinema brasileiro”.

“O Assalto ao Trem Pagador é um clássico do cinema brasileiro. O objetivo da Mostra é proporcionar o encontro do público com o cinema brasileiro, com os clássicos. É uma aula de estética, sobre formas de produzir os filmes. Na década de 1960 havia uma produção cinematográfica totalmente diferente de hoje, com realidades sociais diferentes. É uma oportunidade de entrar em contato com a parte técnica do cinema e da cultura brasileira dessa época”, diz.

Programação:

Dia 19.06 – Terça-feira – Assalto ao trem pagador (1962)

Direção de Nelson Pereira dos Santos

Origem: Brasil

Sinopse: No interior do Estado do Rio de Janeiro, um grupo de seis homens assalta o trem pagador na estrada de ferro Central do Brasil. Eles decidem só gastar, no máximo, dez por cento do produto roubado, para não despertar suspeitas da polícia. Só que Grilo Peru (Reginaldo Faria) resolve se entregar ao luxo da zona sul carioca, sendo assassinado por Tião Medonho (Eliezer Gomes), o líder da quadrilha. Ao mesmo tempo, a polícia fecha o cerco sobre os outros assaltantes, quase todos os favelados.

Dia 20.6 – Quarta-feira – Desmundo (2002)

Direção de Alain Fresnot

Origem: Brasil

Sinopse: Brasil, por volta de 1570. Chegam ao país algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas, Oribela (Simone Spoladore), é uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D’Aragão (Cacá Rosset) se vê obrigada em casar com Francisco de Albuquerque (Osmar Prado), que a leva para seu engenho de açúcar.

Dia 21.6 – Quinta-feira – A história da eternidade (2004)

Direção de Camilo Cavalcante

Origem: Brasil

Classificação: 16 anos

Sinopse: Alfonsina (Débora Ingrid) tem 15 anos e sonha conhecer o mar. Querência (Marcélia Cartaxo) está na faixa dos 40. Das Dores (Zezita Matos) já no fim da vida, recebe o neto após um passado turbulento. No sertão, compartilham sobrenome e muitos sentimentos, amam e desejam ardentemente.

Serviço:

O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania (avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 Centro). Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.

Fonte: Portal MS - Karina Lima/Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), com informações do Portal Brasil

 

Mamma dentro

Leia Também