Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Turismo e Cultura

Sancionada lei que determina o Sobá como prato típico de Campo Grande

O projeto de lei foi desenvolvido pela Sectur

10 AGO 2018Por Redação/OJ11h:40

Lei que institui Sobá como prato típico de Campo Grande foi publicado no Diário Oficial (Diogrande) desta sexta-feira (10). A matéria é de autoria do Executivo municipal e o texto foi desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) com o objetivo de promover Campo Grande como referência em turismo de negócio e eventos, gerando fluxo turístico e renda para a cadeia produtiva. Além da valorização da cultura gastronômica, tendo como a visibilidade da produção, a carne bovina.

O projeto de lei foi aprovado durante sessão de ontem (9), na Câmara Municipal, por unanimidade. E de acordo com o texto, os segmentos prioritários que estão sendo trabalhados é o cultural, gastronômico, ecológico e rural. Com metodologia inovadora, baseada na jornada do turista, o plano prevê ações até dezembro de 2018, com objetivos de indicadores e alcance definidos.

Prato foi eleito pela população

Com cerca de 6 mil votos, o Sobá foi eleito em fevereiro deste ano, o prato típico de Campo Grande.

Por meio de uma pesquisa popular realizada pela Sectur, aproximadamente 15 mil pessoas votaram entre três pratos. Espetinho com mandioca e arroz carreteiro também concorriam com o Sobá.

O Sobá foi o vencedor com 41% dos votos, seguido do espetinho com 32% e do arroz carreteiro com 27%.

Festival

A 12ª edição do Festival do Sobá será realizada entre os dias 10 e 13 de agosto, na Feira Central de Campo Grande. Programação conta com shows musicais, danças, exposições, atividades culinárias e atrações culturais, com entrada gratuita.

Origem

Trazido pelos imigrantes japoneses da ilha de Okinawa, o Sobá acabou se tornando um prato típico de Campo Grande. Por sua força na gastronomia local, o prato foi tombado como patrimônio imaterial da Capital em 2006.

O prato é um ensopado de macarrão, com tiras de omelete, carne, cebolinha e um caldo especial de carne. Encontrado em toda a cidade em várias sobarias, o Sobá é a principal atração da Feira Central, onde um monumento de um grande Sobá foi construído na rua 14 de Julho.

Fonte: Correio do Estado

Mamma dentro

Leia Também