Assembleia Legislativa
28 de março de 2024
Cenario

Tecnologia

Lançado há 5 meses, Telescópio da Nasa descobre dois novos planetas

Conhecido como Tess, projetou custou US$ 337 milhões e deve ampliar o catálogo de planetas distantes conhecidos

22 SET 2018Por Paulo Ricardo09h:15

Um telescópio orbital desenvolvido para detectar mundos fora do sistema solar descobriu dois planetas distantes nesta semana.

O Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito da Nasa, conhecido como Tess, foi lançado em abril no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em uma parceria do governo americano e da empresa de exploração espacial SpaceX.

As primeiras descobertas do Tess desde o lançamento são "super-Terras" e "Terras quentes" em sistemas solares a não menos de 49 anos-luz de distância.

A missão, que custou US$ 337 milhões e deve durar dois anos, almeja ampliar o catálogo dos chamados exoplanetas, mundos que circulam estrelas distantes, conhecidos pelos astrônomos.

Embora os dois planetas sejam quentes demais para comportar vida, a vice-diretora de ciência do Tess, Sara Seager, acredita em muitas outras descobertas deste tipo. "Teremos que esperar para ver o que mais o Tess descobre", disse.

O Tess foi concebido para herdar o trabalho de seu antecessor, o telescópio espacial Kepler, que descobriu a maior parte dos cerca de 3.700 exoplanetas documentados durante os últimos 20 anos e que está ficando sem combustível.

A Nasa espera localizar milhares de mundos até agora desconhecidos, talvez centenas deles do tamanho da Terra ou "super-Terras" - não maiores do que duas vezes o tamanho de nosso planeta.

Acredita-se que nestes é mais provável encontrar superfícies rochosas ou oceanos e, por isso, eles são considerados os melhores candidatos para a evolução da vida. Cientistas acreditam que futuramente o Tess ajudará a catalogar ao menos outros 100 exoplanetas rochosos para estudos.

Fonte: G1 / Reuters