CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Tecnologia

EUA alertam viajantes da Copa do Mundo que dispositivos podem ser hackeados por governo russo

13 JUN 2018Por Redação/OJ12h:30

A principal autoridade norte-americana de contra-inteligência está aconselhando norte-americanos que viajarão à Rússia para a Copa do Mundo, que começa nesta semana, que eles não deveriam levar dispositivos eletrônicos pois esses aparelhos poderiam ser hackeados por criminosos ou pelo próprio governo russo.

Em um comunicado enviado à Reuters na terça-feira (12), William Evanina, agente do FBI e diretor do Centro de Segurança e Contra-inteligência dos Estados Unidos, alertou aos que irão ao Mundial na Rússia de que mesmo que eles pensem ser insignificantes, os hackers ainda podem atacá-los.

"Se você está planejando levar um telefone celular, laptop, PDA [assistente pessoal digital], ou qualquer outro dispositivo eletrônico com você --não tenha dúvidas-- quaisquer dados naqueles dispositivos (especialmente suas informações pessoais) podem ser acessadas pelo governo russo ou por cybercriminosos", disse.

"Autoridades corporativas e governamentais são as que estão em maior risco, mas não assuma que você é muito insignificante para ser atacado", acrescentou Evanina.

"Se você consegue viver sem o dispositivo, não leve. Se você precisa de um, leve um aparelho diferente do seu normal e remova a bateria quando não estiver usando."

O alerta de Evanina acontece enquanto a inteligência dos EUA, autoridades policiais e parlamentares ainda investigam intervenções cibernéticas nas eleições de 2016 e se alguém na campanha do presidente Donald Trump sabia do fato ou ajudou. Trump nega ter havido qualquer tipo de colaboração, e a Rússia afirma que não interferiu nas eleições norte-americanas.

Agências de segurança britânicas emitiram alertas semelhantes ao público britânico e à seleção inglesa de futebol, que irá competir no Mundial.

Em nota, o Centro Nacional de segurança virtual britânico disse que estava "disponibilizando conselhos de segurança de especialistas para a Associação de Futebol antes de sua partida para a Rússia para a Copa do Mundo da Fifa 2018".

O NCSC, um braço do Quartel General de Comunicações do Governo (GCHQ), a agência de vigilância eletrônica britânica, também emitiu um alerta ao público.

O especialista privado em segurança virtual Patrick Wardle disse que os avisos oficiais constituíam "bons conselhos".

"Quando eu viajo à Rússia, eu levo dispositivos 'descartáveis', então se eles são hackeados, não importa muito."

Um dispositivo descartável é tipicamente comprado para uso temporário, e então descartado. Agências norte-americanas já emitiram alertas semelhantes antes de outros grandes eventos esportivos, incluindo recentemente nos Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul.

Fonte: G1/globo

Mamma dentro

Leia Também