Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Saúde

Projeto do Deputado Marcio Fernandes deve prevenir morte de recém-nascidos

20 JUN 2018Por Redação/TR02h:02

O Deputado Marcio Fernandes apresentou na manhã desta terça-feira um projeto de lei para prevenção de óbitos por acidentes ou morte súbita de recém-nascidos. De acordo com o projeto lido em plenário, pais e responsáveis deverão receber treinamento de primeiros socorros para prevenir casos como engasgamento e aspiração de corpos estranhos.

Segundo o projeto, hospitais e maternidades de Mato Grosso do Sul deverão oferecer aos pais e responsáveis as orientações antes da alta do recém-nascido. Os hospitais também deverão informar aos pais sobre a existência e disponibilidade do treinamento presencial.

De acordo com o autor da proposta, muitos casos de óbto de recém-nascido poderiam ter sido evitados com um simples treinamento. “Muitas vezes os pais não tem ideia do que fazer, como proceder para salvar o bebê. Medidas simples podem fazer a diferença em momentos de aflição”, explicou Marcio Fernandes.

A asfixia é a primeira causa de morte, entre os acidentes, de crianças com até um ano no Brasil e pode ser consequência de vários fatores, sendo o principal deles a obstrução mecânica das vias aéreas, quando o bebê engasga com líquidos, alimentos ou pequenos objetos.

O projeto ainda deve passar por votação na Assembleia, antes de seguir para aprovação do Governo e se tornar lei.

Assessor de Comunicação - Fernando Hassessian

Mamma dentro

Leia Também