CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

HU retoma atividades, mas, só aceita pacientes em situação grave

Interrupção de novas entradas desafogou o local

20 AGO 2018Por Redação/OJ14h:40

O Pronto Atendimento Médico (PAM) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian retomou atividades hoje (20), após interromper o atendimento no dia 16 agosto, em razão da superlotação. Na ocasião, 67 pacientes estavam internados em um espaço que soma 26 leitos.

Depois de uma reunião realizada entre representantes do Ministério Público Federal (MPF), Hospital Universitário e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) foram estabelecidas algumas definições para que o local possa atender a população.

Segundo a chefe do Pronto Atendimento Médico do HU, doutora Raquel Tauro, a medida foi tomada em razão do cenário insustentável do local que funcionava com o triplo de pacientes.

"Nós cessamos o atendimento e reorganizamos os pacientes internados, pois, não podiamos deixar as pessoas no corredor sem maca ou mesmo uma cadeira, isso é inadmissível. Com as ferramentas de gestão clínica conseguimos encaminhar as pessoas para os setores indicados e inclusive atendemos casos considerados graves e gravíssimos durante o final de semana", explica.

Sobre os encaminhamentos tomados, a médica explica que o setor de regulação atua intensivamente, porém, não é possível fazer milagre se não existem leitos disponíveis.

"A realidade dos hospitais de Campo Grande é superlotação, implicando em ampliação física e de pessoal, ou então a construção de novos hospitais. O HU não é capaz de resolver sozinho o problema de falta de leitos, é necessário união de esforços do poder público federal, estadual e municipal", acrescenta.

Espera

A dona de casa, Oládia Souza, 30 anos, está desde o dia 15 de agosto no PAM aguardando uma vaga para operar o tornozelo quebrado. Ela conta que foi encaminhada pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM), porém, ao chegar no hospital a realidade foi outra.

"Eu moro no distrito de Anhanduí e quando cheguei aqui fiquei dois dias sentada em uma cadeira, a situação estava bem difícil. Agora, consegui uma maca e meu esposo foi conversar com o médico para saber se consigo ser operada ainda esta semana", revela esperançosa.

Definições

Conforme informado pela assessoria de comunicação do HU, ficou acordado na reunião de sexta-feira (17) que o hospital receberá exclusivamente pacientes regulados, salvo os casos urgentes de risco de morte que ingressarem no hospital.

A exclusividade de atendimento aos pacientes via regulação se estenderá àqueles procedentes do ambulatório, cujo atendimento deva ser precedido, necessariamente, de senha do Sistema de Regulação.

Além disso, será providenciada autoria dos pacientes classificados como “amarelo” e “laranja” (gravidade mediana).

De acordo com a assessoria de comunicação da Sesau, ficou definido que o HU só receberá pacientes encaminhados pelo municípios, mediante disponibilidade de vagas, a fim de evitar nova superlotação. A rotatividade dos pacientes também será administrada em conjunto com a instituição de saúde.

Fonte: Correio do Estado

Mamma dentro

Leia Também