Diário X

21 de novembro de 2018
Aqui tem a Verdadeira Notícia

Saúde

Festival de surf para autistas reúne mais de 100 crianças em Balneário Camboriú

10 NOV 2018Por Paulo Ricardo22h:00

A cidade de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, teve um festival de surf diferente neste sábado (10). Em um exemplo de inclusão e com a ajuda de voluntários, mais de 100 crianças autistas participaram do evento, que teve ainda equipe de apoio com 20 jovens portadores de Síndrome de Down.

No total, 130 crianças dos três estados do Sul brasileiro e também de São Paulo toparam o desafio. Uma delas era Enzo, de 5 anos. Ele foi diagnosticado com autismo no mês de fevereiro. A mãe dele conta que antes de iniciar o tratamento não tinha como frequentar ambientes assim.

"Ele se auto agredia e daí a gente ia no médico, mas não era nada concreto, porque como ele era muito hiperativo, primeiro tinha que medicar para depois ter um diagnóstico. Hoje ele consegue lidar com tumulto, com pessoas diferentes", disse Francieli de Almeida.

Neste sábado, Enzo mostrou equilíbrio e leveza ao surfar. "Ele gostou e é o que vale", disse o pai do garoto.

Esta foi a quarta edição do Festival de Surf para Autistas em Balneário Camboriú. O evento foi criado pelo professor Túlio Ferri, que ficou impressionado com as mudanças de comportamento de alunos autistas por conta do esporte.

"Quando elas entram numa ondinha, elas relaxam, ficam mais tranquilas e muitas delas não querem sair. Não querem parar de surfar", disse Ferri.

Todos os participantes levaram medalha de ouro. "[O segredo] É deixar eles livres! Eles têm o mundo deles. Mas se tu levar eles, eles vão além", disse Kátia Regina Hillesheim, mãe de Maria Clara.

Fonte: G1 / NSC TV

Enquete

As redes sociais influenciaram na decisão do seu voto?
Resultados
Publicidade
Banner Parceiros

Leia Também