CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Em cinco dias, vacinação contra pólio e sarampo atinge 2,7% do público-alvo

“Dia D” de mobilização nacional será no próximo sábado (18)

11 AGO 2018Por Redação/OJ23h:00

Passados os primeiros cinco dias de Campanha Nacional de Vacinação, 4.295 crianças foram imunizadas contra a poliomelite e 4.283 contra o sarampo em Mato Grosso do Sul. A parcial responde por 2,72% do público-alvo para a primeira e 2,71% para a segunda doença.

Conforme estimado pelo Ministério da Saúde, que divulgou os dados na sexta-feira (10), 158.083 crianças de um a menores de cinco anos devem ser vacinadas até o dia 31 de agosto, quando a campanha termina.

O “dia D” de mobilização nacional será no próximo sábado (18), data em que pelo menos 36 mil postos estarão abertos em todo o Brasil.

Mato Grosso do Sul está sob alerta de ocorrência de pólio e sarampo, já que apresentou cobertura vacinal abaixo da média exigida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A entidade estabelece homogeneidade de cobertura em 95% das crianças de até cinco anos.

Diante do surto de uma das doenças em 11 países da América, incluindo o Brasil, o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que as ações de prevenção fossem intensificadas. A principal delas a vacinação.

Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo é feita de forma indiscriminada, para manter coberturas homogêneas de imunização. Por isso, todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal.

Para a pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido imunizadas nos últimos trinta dias.

No País, 1,16 milhão de crianças se vacinaram contra a pólio e 1,51 milhão contra o sarampo após cinco dias de campanha. O quantitativo corresponde a 10,36% do público-alvo para a pólio e 10,27% para o sarampo. O objetivo do Ministério da Saúde é atingir pelo menos 11 milhões de crianças até o fim do mês de agosto.

Entre os estados com melhor cobertura vacinal neste momento estão: Rondônia, com 39,88% para a pólio e 38,81% para o sarampo; seguido por São Paulo, com 27,68% pólio e 27,23% sarampo.

Entre as coberturas mais baixam destacam-se: Roraima, com 0,61% do público-alvo vacinado para pólio e 0,57% para sarampo; e Rio de Janeiro, que tem 1,85% pólio e 2,65% sarampo.

Fonte: Correio do Estado

Mamma dentro

Leia Também