Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Saúde

Em alerta de umidade em 15%, índice deve se manter até terça

15 JUL 2018Por Redação/OJ05h:50

A baixa umidade relativa do ar registrada em todo o Mato Grosso do Sul durante período de inverno tem registro crítico a partir de hoje com previsão de se estender até terça-feira (17). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que o índice deve ficar em 15% no Estado, mínima já registrada hoje e que deve se repetir daqui a três dias. Amanhã (15), e segunda-feira (16), a previsão é de que a umidade fique e 20%.

“A umidade está baixa, em vários municípios, mas ainda há ventos do norte que chegam na região trazendo bastante umidade da Amazônia, onde está chovendo bastante. O Pantanal não está seco e isso tem ajudado por enquanto”, observou a meteorologista do Inmet, Helena Balbino.

Por conta do risco a saúde das pessoas e também de queimadas, o Instituto emitiu alerta que teve início hoje às 12h. “Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz são alguns dos sintomas que as pessoas sentem. Além disso, a vegetação está muito seca e as queimadas podem ocorrer. A situação é de perigo”, explicou a meteorologista.

Os registros da umidade na sexta-feira (13), já apontavam que a situação poderia se agravar. “Em São Paulo foi pior, chegou a 13% e Piracicaba. Mas em vários municípios de Mato Grosso do Sul há dias a umidade é inferior a 30%”. Ontem os índices foram de 22% em Três Lagoas e Sonora, 21% em Paranaíba e Costa Rica, 26% e Coxim e São Gabriel do Oeste.

Em Campo Grande a umidade está em 20%, e ontem era 31%. Mas nos postos de saúde da Capital já é possível encontrar pacientes com indicação para fazerem inalação. “Eu estou gripada, acho que também por causa do tempo e toda minha parte respiratório está ruim. O médico pediu par fazer inalação”, explicou a cozinheira Maria de Lurdes Dagher, 55 anos.

Ao lado dela, no Centro Regional de Saúde (CRS) Tiradentes, a copeira Clarisse Gomes, 57 anos, também aguardava para fazer inalação. “Com esse tempo seco, do que jeito que está, a gente fica mal, não consegue respirar direito”.

Fonte: correiodoestado

Mamma dentro

Leia Também