CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Saúde

Curso orienta sobre alimentação saudável e o não desperdício de alimentos

16 JUN 2018Por Redação/TR07h:07

Aprender a reutilizar cascas, sementes, talos e diversos ingredientes que normalmente são desperdiçados. Este foi um dos objetivos do curso “Alimentos Saudáveis”, que teve encerramento na sexta-feira (15), com a degustação de receitas criadas durante dois dias de atividades, que foram aprovadas pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad.

Realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher, e em parceria com a Fetagri-MS, Fettar-MS, Senar-MS e a Associação Nipo Brasileira de Campo Grande, o curso tem como objetivo ensinar às participantes a melhorar a alimentação e ao mesmo tempo promover uma renda extra através do que aprenderam.

Durante o curso, as quinze participantes aprenderam técnicas de como diminuir o desperdício de alimentos, com dicas de planejamento de compras e 400A9911receitas fáceis com produtos reaproveitados. Entre as receitas produzidas está a de hambúrguer de frango com proteína de soja, panqueca com massa verde de couve-flor, salada com gengibre, tabule, farofa de vegetais, cural de abóbora, entre outras.

Além de alimentos saudáveis, as participantes aprenderam a substituir ingredientes no preparo de pratos, como a lasanha que, ao invés da massa específica para esse fim, teve como base o macarrão tipo parafuso. “A partir de agora, quando forem ao supermercado, elas já saberão quais as opções para substituir ingredientes caso os convencionais estejam muito caros. Um pacote de macarrão parafuso você encontra no mercado por R$ 2,50 em média, bem mais barato do que a massa de lasanha”, explicou a nutricionista Ocalícia Tiago Campos, responsável por ministrar o curso.

Uma das alunas do curso “Alimentos Saudáveis”, a técnica em gastronomia Laudice da Silva contou que se interessou pelo curso na busca de oferecer uma alimentação mais saudável para sua família. “Acho que a alimentação saudável nunca esteve tão em alta. É uma tendência hoje as famílias buscarem colocar mais elementos naturais à mesa. Penso também em mim e no meu esposo que, com a idade mais avançada precisamos redobrar os400A9892 cuidados com a saúde e sem uma boa alimentação isso não é possível. Estou feliz com essa oportunidade”, declarou a moradora do Bairro Chácara Cachoeira.

A aposentada Adélia Guenka concorda com a colega e comemora a inclusão de novas receitas em seu cotidiano. “Aprendi muita coisa nova nesses dois dias, como utilizar a couve para deixar a massa da panqueca verde, além das diversas receitas que conheci que podem utilizar, por exemplo, a cenoura com 400A9888casca e tudo. Esses cursos são enriquecedores. Vale muito a pena participar”, disse a moradora do Bairro Tiradentes.

A subsecretária de Políticas para Mulher, Maritza Cogo, defendeu a importância das parcerias com as entidades para fortalecer o empoderamento das mulheres da Capital. “O governo municipal se torna ainda mais forte quando instituições vêm somar com o poder público em prol da população. Esse é apenas mais um dos inúmeros cursos que a subsecretaria está conseguindo desenvolver através dessas parcerias e com o objetivo de levar o conhecimento e a qualificação às mulheres. Além disso, cursos como este contribuem para que elas possam gerar renda e, neste processo estamos empoderando essas mulheres por meio de sua autonomia financeira”, afirmou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande MS

Mamma dentro

Leia Também