CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Cultura

Nando Reis e o significado do 'Segundo Sol'

20 SET 2018Por Redação/TR17h:13

Uma luz definitiva a respeito da importância e significado da novela "Segundo Sol", de João Emanuel Carneiro, no ar todos os dias, às 21h.

Nando Reis, um dos maiores compositores do Brasil (não só do pop brasileiro) mas inexplicavelmente pouco reconhecido - coisa da crítica que sempre teve medo do obvio - criou, pouco tempo atrás, um canal de Youtube para manter contato direto com os fãs.

Em seu último vídeo, Nando finalmente fala sobre a pergunta que mais lhe fizeram nos últimos 12 anos. O que significa O Segundo Sol?

Nando respondeu que uma vez, conversando com uma amiga, ela alertou que um segundo sol estava prestes a nascer no horizonte e com ele uma nova era. Uma era de conciliação e amor. Racionalista científico, Nando fez troça da amiga. Mas ela insistiu. Tinha como certo. Era essa a sua fé.

Tempos depois, Nando, pensando na certeza da amiga de que uma nova estrela iria despontar no céu, chegou a uma conclusão iluminada, porque rara nos dias de hoje.

Ele pensou: "Porque minha verdade científica se sobrepõe a dela? Porque verdades têm de ser excludentes? Em que momento passamos a querer impor nossa verdade ao outro?"

Trata-se do tema central, ou a filosofia, por trás da novela Segundo Sol, no ar, às 21h.

A proposição de que no momento em que passarmos a conviver com a verdade do outro, uma nova era, melhor, poderosa, tolerante, amorosa, irá finalmente estabelecer-se.

Ou, uma ode à tolerância.

O casarão ocupado por jovens é, na trama, a representação do Brasil desta nova era.

As outras tramas, paralelas, mas centrais dentro das intenções da novela, como a de Roberval e família, como a de Selma, a filha lésbica, e o pai, exemplificam didaticamente em que segmentos de nossa cultura e sociedade está o problema. O impeditivo para que o Segundo Sol chegue.

E há na novela uma quantidade maior de mocinhos e mocinhas que erram. Quase que sistematicamente, cada capítulo revela um erro grave de um personagem bom. E dispara a dinâmica que envolve o espectador: Como desenvolver tolerância com os erros de quem é humano, tão demasiadamente humano, quanto você?

E, ainda menos obstante, sutilmente a novela opera uma revolução em nosso imaginário. Se quando estreou foi criticada por se passar em Salvador e não haver negros o suficiente no elenco, no dia a dia da novela olhos atentos percebem que todos os figurantes que fazem papéis de médicos, juízes, gerentes de banco e arquitetos bem sucedidos, são desempenhados negros. E mais. Talvez seja a primeira novela que se preocupa em não escalar atores negros em papel de bandidos.

E quando percebemos, nos damos conta de que, mais que representatividade, estereótipos estão sendo trabalhados. Basta lembrar do tamanho maior de elenco negro no filme Cidade de Deus, que reforça a ideia de que bandido tem pele escura.

Em o Segundo Sol, é ao contrário. Sutilmente, vem realinhando as órbitas dos planetas.

Fonte: G1- Dodô Azevedo

Mamma dentro

Leia Também