Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Saúde

Coxim e Jardim recebem atendimento médico especializado por meio do ‘Cassems Itinerante’

Em novembro, médicos da pediatria, ginecologia, psiquiatria e endocrinologia visitam as cidades do interior

12 NOV 2018Por Redação/TR17h:19

O programa de assistência à saúde “Cassems Itinerante” leva atendimento especializado aos servidores de Jardim e Coxim no próximo fim de semana. O objetivo do programa é amenizar as dificuldades encontradas pela população do interior do Estado no acesso à medicina especializada, nos locais onde não há disponibilidade desses serviços na Rede Própria ou na Credenciada.

Na sexta-feira (16) e no sábado (17), o psiquiatra Leonardo atende aos servidores de Coxim. Também, no sábado, a endocrinologista Ana Xavier realiza atendimentos. Jardim, por sua vez, recebe no sábado a pediatra Ivete Asato e o ginecologista e obstetra Bruno Veit.

Atendida pelo programa em Jardim, a beneficiária Orcilene Ajala conta que “o atendimento foi bom e eu acho bem bacana ter a possibilidade de consultar com especialista na nossa própria cidade”. Jessica Diolindo Pedroso foi atendida Sidrolândia. Ela levou o filho para se consultar e, assim como boa parte dos atendidos pelo programa, ela destaca a facilidade de ter o atendimento perto de casa.

“Eu gostei muito do atendimento, principalmente por que a gente não precisa se deslocar até Campo Grande. É muito cansativo, principalmente para o bebê. Então, o atendimento vir até aqui é muito bom”, pontua.

O programa atendeu aproximadamente 3 mil beneficiários em 2016. De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o sucesso das ações depende da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. “Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, lembra que a falta ou a má distribuição de médicos, que tem sido tema de debates nacionais, levaram a Caixa dos Servidores a criar o programa. “Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, ressalta.

Fonte: Jornal do Estado - ASSECOM

Mamma dentro

Leia Também