CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Profissões

Mais uma turma se forma e 522 guardas municipais de Campo Grande estarão aptos a usar armamento

10 JUL 2018Por Redação/TR16h:41

Mais uma turma da Guarda Civil Municipal de Campo Grande finaliza a parte teórica do curso de capacitação para armamento letal, que acontece em parceria com a Academia da Polícia Civil (Acadepol), e estará até setembro apta a usar armamento. São mais 133 guardas municipais, que atuam diretamente em operações nas ruas.

A atual gestão já capacitou 289 guardas para o uso de armamento. Com os 133 que se formarão em setembro, mais os 100 que já haviam sido preparados na gestão anterior, a Guarda Municipal contará com 522 guardas que poderão usar armamento e reforçar a segurança na nossa Capital.

Com carga horária de 140 horas, distribuídas em 80 horas/aula de teoria e 60 horas/aula de prática de tiro, o treinamento segue as normativas da matriz curricular Senasp/MJ. Cada aluno efetua 320 (trezentos e vinte) disparos de revólver calibre 38.

“Dando continuidade ao processo de capacitação dos guardas civis municipais em utilizar armamento letal, a segunda turma de guardas municiais aprovados em processos seletivos irão receber capacitação teórica e prática”, explica o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.

Nas aulas teóricas são abordados Direito Administrativo, Direito Penal, Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Estatuto da Guarda Civil Municipal e demais legislações aplicadas aos servidores da Guarda Civil Municipal.

Já as aulas práticas ficam a cargo da Policia Federal, que mediante Termo de Cooperação, irá aplicar 60 horas/aula aos guardas civis e ao final vai certificar e autorizar o uso do armamento letal.

O objetivo do curso é preparar o efetivo da GCM para auxiliar o trabalho de segurança pública feito pelas policias civil e militar, cumprindo metas estratégicas de segurança, bem como o Plano de Governo da atual gestão.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande MS

Mamma dentro

Leia Também