CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Moacir Kohl recebe a Comenda do Mérito Industrial

Uma das maiores condecorações da indústria estadual no Mês da Indústria 2018

25 MAI 2018Por Valdeir Simão/OJ09h:38

Na solenidade realizada nesta quinta-feira (24), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, como parte da programação de “Maio – Mês da Indústria 2018”, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e os demais diretores do Sistema Indústria no Estado, homenagearam as personalidades que se destacaram e continuam a se destacar por fomentar o setor em Mato Grosso do Sul, além de serem pioneiros de grandes iniciativas e terem excelência dos serviços prestados.

Moacir Kohl

O empresário Moacir Kohl, 64 anos, suplente de Senador e proprietário da empresa Tavel Taquari Veículos, situada em Coxim, foi indicado pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), para receber a honraria da Comenda do Mérito Industrial 2018.

Essa distinção é outorgada aos pioneiros de grandes iniciativas, que tiveram excelência dos serviços de assistência ou formação profissional e harmonia social mantidos com seus empregados e em defesa dos princípios da livre empresa.

Moacir Kohl classificou a homenagem como uma grata surpresa. “Não esperava isso, mas depois, olhando para o passado, relembrei de ações em conjunto com a Fiems. Quando fui vice-governador e secretário de Estado, consolidamos aqui a lei de incentivos fiscais. Foi uma parceria muito importante. Agradeço ao presidente Sérgio Longen, ao conselheiro Luiz Cláudio Sabedotti Fornari e demais membros da diretoria do Sistema Fiems. Essa homenagem me deixa muito feliz”, comentou.

Moacir Kohl - Biografia 

Suplente de senador Moacir Kohl. e esposa Roseli Kohl.

O mais velho de quatro irmãos, Moacir Kohl é filho de Ilda e Olivo Kohl (in memorian). Nasceu em 15 de abril de 1954, em Colorado/RS. É casado com a professora Roseli Maria Cervi Kohl, com quem tem três filhos  e  três netas.

Engenheiro agrônomo, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Migrou para Mato Grosso do Sul em 1978, trabalhando como agrônomo. Em 1989, já empresário do comércio e do agronegócio em Coxim, começou sua vida política, como vereador mais votado do município.

Em 1992, foi eleito prefeito de Coxim, para o primeiro mandato no Executivo municipal, na gestão 1993 a 1996. Em 1998, foi eleito vice-governador do estado de Mato Grosso do Sul, na chapa liderada por Zeca do PT. 

Exerceu o cargo de secretário de Estado na área da Produção, envolvendo Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente. Em 2003 e 2004 exerceu o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande.

Novamente em 2004 foi eleito prefeito de Coxim, administrando o município pela segunda vez, no período de 2005 a 2008. Em 2014 foi eleito como Suplente de Senador, onde está filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

Atualmente continua como empresário do comércio e do agronegócio em Coxim.

Governador Reinaldo Azambuja

O grande homenageado da noite, agraciado com o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial, foi o governador do Estado. A honraria é outorgada anualmente a uma personalidade que tenha contribuído para o desenvolvimento da matriz industrial do Estado.

O governador Reinaldo Azambuja agradeceu a honraria da Fiems e destacou que o trabalho reconhecido é resultado de uma parceria bem-sucedida com a Federação. “Estamos muito contentes com a deferência. Estou governador e, nesta função, para que se possa fazer um bom trabalho, que realmente faça a diferença para o Estado, é preciso muito diálogo, uma base ampla de apoio, que englobe o legislativo, a sociedade civil organizada, as entidades representativas. E é isso que vem acontecendo com a Fiems nestes últimos anos, temos um excelente diálogo, e por isso conseguimos chegar à melhor legislação e de incentivo à indústria deste país”, analisou Azambuja. 

Reinaldo Azambuja foi prefeito de Maracaju por dois mandatos, deputado estadual e deputado federal.

Outros homenageados

Durante a noite, também foram entregues as comendas da Ordem do Mérito Industrial ao desembargador do trabalho Abdalla Jallad, bem como medalhas do Mérito Industrial ao empresário Elísio Miguéis Curvo, ao engenheiro Anees Salim Saad (in memorian), ao ex-prefeito de Campo Grande Juvêncio César da Fonseca, ao advogado Valdir Flores Acosta e ao ex-diretor-regional do Senai de Mato Grosso do Sul, Frederico Pedroso.

“A intenção é reconhecermos as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da indústria. Tivemos em 2017 um ano bastante difícil, mas as pessoas que estão sendo homenageadas hoje já fizeram parte desse grande projeto, que é o desenvolvimento do setor industrial. Reconhecer esse trabalho para nós, enquanto diretores do Sistema Fiems, é muito importante”, declarou Longen.

O desembargador Abdalla Jallad, que também recebeu a Comenda do Mérito Industrial, disse estar emocionado pelo reconhecimento. “Sem dúvida é algo que toca a gente. Fiquei muito surpreso, porque não esperava ser merecedor dessa homenagem, mas recebo essa Comenda com muita honra e me sinto prestigiado, porque a Fiems é uma instituição que vem se destacando em Mato Grosso do Sul sob a presidência de Sérgio Longen, que é um dirigente empreendedor, realizador e que tem somado esforços no sentido de trazer toda a sorte e benefícios para nosso Estado”, salientou.

Na avaliação de Elísio Miguéis Curvo, ser homenageado é o reconhecimento por todo o trabalho que desenvolveu no Estado. “Estou muito agradecido por ter sido lembrado. Fui empresário num velho tempo, andei por todo esse Mato Grosso do Sul, construindo as minerações, as siderúrgicas de Corumbá. Lutei bastante e estou muito feliz por esse reconhecimento, que eu não imaginava receber nunca na vida. Já estou com 86 anos e nunca deixei de trabalhar e vou morrer trabalhando. Esse é o bem da minha vida”, declarou.

Filho do homenageado Anees Salim Saad (in memorian), Anees Salim Saad Filho agradeceu a homenagem. “Estou muito feliz por esse momento e acredito que meu pai também estaria e é uma pena ele não estar aqui. Ele veio de São Paulo como engenheiro para atuar aqui no Mato Grosso do Sul e sempre foi um exemplo para mim, tanto que fiz Engenharia por conta dele. Então realmente é um momento de muita alegria para mim ver meu pai sendo reconhecido”, ressaltou.

O ex-senador e ex-prefeito de Campo Grande por dois mandatos, Juvêncio César da Fonseca, que também foi recebeu a Medalha do Mérito Industrial, agradeceu o reconhecimento da Fiems pelos anos de trabalho em prol de Mato Grosso do Sul. “Fico realmente emocionado por, depois de tantos anos afastado da vida pública, ser lembrado pelo tempo em que lutávamos pelo desenvolvimento e por uma vida melhor para a população sul-mato-grossense. Agradeço imensamente à Fiems pelo reconhecimento”, disse.

O advogado trabalhista Valdir Flores Acosta relembrou os momentos vividos dentro da Fiems, e se disse emocionado por ter a atuação valorizada. “Acompanhamos a história da Fiems desde a fundação, mais de 40 anos atrás e, hoje, depois de participar de muitas negociações importantes para o bom desempenho da indústria do Estado, fico muito feliz e satisfeito por receber esta homenagem da diretoria de onde passei boa parte da minha vida”, falou ele, outro agraciado com a medalha.

Ex-diretor-regional do Senai, Frederico Pedroso também destacou sua atuação dentro da instituição. “Vivi praticamente minha vida toda dentro do Senai, onde fiz bons amigos. Me formei na primeira turma de Mecânica da instituição, depois fui convidado para ser professor, e fui sendo promovido até chegar ao cargo de diretor, então é uma grande honra trazer toda a minha família a esta festa para conhecer um pouco mais da minha trajetória profissional e vê-la reconhecida com esta medalha”, disse ele, que dirigiu a instituição por 13 anos consecutivos, o tempo mais longo que um diretor permaneceu no cargo.

Repercussão

A deputada federal Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias destacou que a noite é de festa e comemoração. “É o reconhecimento da Fiems às pessoas que fizeram algo pela indústria e para o desenvolvimento do nosso Estado. Acho que são homenagens justas, vi várias pessoas e fiquei muito feliz por ver que um querido amigo in memorian sendo lembrado. Acredito que temos de ter gratidão por aqueles que contribuíram com Mato Grosso do Sul e temos de comemorar”, afirmou.

Já o deputado estadual Paulo Corrêa destacou a escolha pelo nome do governador Reinaldo Azambuja para receber o Gran Colar do Mérito Industrial. “É a honraria máxima da indústria para um governador que abriu as portas para o setor produtivo do Estado. Acho que o Sérgio Longen e toda a diretoria da Fiems estão de parabéns por essa escola, que foi muito acertada”, reforçou.

Por: Valdeir Simão - Diário X e fiems.com.br

 
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
Mamma dentro

Leia Também