CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Política

Estradas da Barranqueira em Coxim preocupam a vereadora Lucia da AAVC e provocam transtornos para a população

18 AGO 2018Por Valdeir Simão10h:03

A vereadora Lucia da AAVC (PR), já apresentou várias indicações aos órgãos públicos estaduais e municipais solicitando a recuperação das estradas na região da barranqueira, área rural de Coxim.

“Tenho recebido reclamações de chacareiros, fazendeiros e pais de alunos,  dando conta de que as estradas vicinais  na região da barranqueira estão precárias, intransitáveis, devido a falta de manutenção e recuperação, situação essa que se agrava ainda mais no tempo das chuvas", ressaltou a vereadora Lucia da AAVC.

A parlamentar disse ainda: "Quando não são os buracos e lombadas que causam trepidações, a grande quantidade de areia toma conta das estradas, tornando-se praticamente dunas, além do mato que está tomando contas das vias e dificultando o tráfego, impedindo que as pessoas transitem de forma tranquila e segura", pontual a vereadora.

"Como as estradas estão em péssimas condições de trafegabilidade, os produtores, principalmente os da agricultura familiar, não tem como tirar a produção e são eles que colocam o alimento na cidade, causando ainda graves problemas ao transporte escolar", finalizou Lucia da AAVC. 

Participação do cidadão através das redes sociais

Por intermédio do WhatsApp, a reportagem do site Diário X recebeu a mensagem da estagiária de fisioterapia da Uniderp de Campo Grande,  Neodete Fernandes de Arruda, 35 anos, que também enviou fotos e relatou os terríveis constrangimentos e amargas situações ao fazer o percurso ao visitar os pais, que são proprietários de uma chácara na barranqueira.

Trator puxando o caminhão Foto: Neodete / via WhatsApp

Neodete relatou em sua mensagem:

"Os alunos da barranqueira estão sem aula. O ônibus escolar está indo até a fazenda novo horizonte e os demais alunos estão sendo prejudicados ou tem que ficar na casa de conhecidos na cidade para estudar.

Desde o dia que as aulas voltaram no início do ano, o ônibus não retornou ao serviço de transporte dos alunos.

E a estrada que dá acesso a barranqueira está em péssimas condições, começando pouco á frente da fazenda buriti, com grande quantidade de areia, que aumentaram ainda mais as dificuldades após as máquinas mexerem e não concluírem o serviço.

Os carros e caminhões ficam todos os dias atolados e principalmente o ônibus. Isso já vem acontecendo bem antes dos alunos entrarem de férias. Eu mesmo, quando vou visitar meus pais, sempre ofereço carona para os alunos e vejo tratores puxando carros, ônibus e caminhões atolados. Uma situação desumana e desesperadora.

São incontáveis ás vezes que levei em meu carro os alunos que estavam com o ônibus atolado na areia, em uma estrada que já dependi muito dela em minha infância, no caminho para a escola. 

Atualmente o meu sobrinho também está passando por essa amarga e trágica experiência de ficar parado no caminho e ultimamente até deixando de ir para a escola, em virtude do ônibus não estar mais fazendo o trajeto até a escola, ocasionando faltas que podem levá-lo a fazer recuperação e até mesmo a reprovação, o que poderá lhe causar um enorme prejuízo em sua carreira educacional e profissional para o resto da vida. 

Pagamos muitos impostos, inclusive o Fundersul, destinado principalmente para a recuperação das estradas da área rural e não vejo retorno para o cidadão que paga tantos impostos. Por esse sofrimento, estou pedindo o apoio da imprensa para divulgar essa situação na tentativa de sensibilizar as autoridades e trazer uma solução para nós", finalizou Neodete Fernandes de Arruda. 

Esclarecimento do representante do órgão público municipal e estadual

A reportagem do Diário X entrou em contato com o coordenador da secretaria de obras do município, Eliezer Ferreira da Silva, que prontamente atendeu a nossa ligação, como sempre faz, ao contrário da maioria dos secretários e coordenadores das gestões do prefeito Aluizio São José (PSB).

Eliezer informou que a Agência Estadual de Gestão de Empreeendimentos (Agesul), é a responsável pela execução do trabalho, com absoluta prioridade no atendimento daquela região e que irá iniciar o serviço muito em breve.

A reportagem do Diário X entrou em contato com o gerente da Agesul, 10ª regional de Coxim, Carlos Correa de Magalhães, que atendeu imediatamente.  

Magalhães, como é mais conhecido, informou que na segunda-feira (20), vai levar os maquinários e equipamentos para o canteiro de obras e iniciar o trabalho de recuperação das estradas na região da barranqueira na terça-feira (21). 

O gerente da Agesul disse ainda que a demora em executar o trabalho se deu em detrimento da recuperação inicial da estrada que dá acesso ao local de onde será retirado o cascalho que será utilizado na recuperação das estradas.

Por: Valdeir Simão

Os caminhões precisam da ajuda de um trator para poder continuar o trajeto Foto: Neodete / via WhatsApp
Mamma dentro

Leia Também