SAMU de Coxim registra 115 ocorrências em maio: casos clínicos lideram os atendimentos
Balanço mensal divulgado pela gerência do órgão detalha os tipos de chamados e os períodos de maior movimentação no município.
1 JUN 2026 • POR Redação/WK • 13h35O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Municipal de Coxim, em Mato Grosso do Sul, realizou um total de 115 atendimentos durante o mês de maio de 2026.
O balanço oficial, elaborado pela gerência do órgão, aponta que as ocorrências de natureza clínica representaram a maioria expressiva dos chamados no período, seguidas por atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito e demandas pediátricas. O monitoramento sistemático serve para nortear o planejamento operacional do serviço de emergência na região.
De acordo com o relatório estatístico consolidado por Denilson Moreira Lopes, gerente do SAMU Municipal, o detalhamento das ocorrências no mês de maio apresenta a seguinte distribuição:
- Casos clínicos: Registraram o maior volume, totalizando 79 chamados.
- Pediatria e Obstetrícia: Foram contabilizados 9 atendimentos pediátricos e 2 obstétricos.
- Traumas e Acidentes: O serviço socorreu 7 vítimas de acidentes de trânsito, 5 pessoas que sofreram quedas da própria altura e 3 feridos em quedas de bicicleta.
- Outras naturezas: Houve 1 registro de atendimento psiquiátrico e 1 óbito de causa clínica.
O relatório apontou índice zero para ocorrências envolvendo arma de fogo, arma branca, agressões físicas, animais peçonhentos e intoxicações por medicamentos ou produtos químicos. No âmbito da zona rural, o SAMU prestou assistência em 3 oportunidades.
O levantamento também demonstra o fluxo de chamados por períodos do dia. A maior movimentação concentrou-se no período da tarde, seguido de perto pelas demandas noturnas e matutinas:
Período Quantidade de Atendimentos
Matutino 35 atendimentos
Vespertino 43 atendimentos
Noturno 37 atendimentos.
A maior parte das interceptações externas ocorreu em vias públicas, com 15 registros. O SAMU também foi acionado para prestar assistência em ambiente escolar (1 caso) e em posto de saúde (1 caso).
O balanço mensal também contabiliza os casos em que a estrutura foi mobilizada, mas a transferência não se concretizou. Foram registradas 2 situações de recusa de atendimento, 2 ocorrências em que os pacientes foram removidos por terceiros antes da chegada da ambulância e 4 chamados cancelados (QTA).
Augusto Marques/AssCom PMC