MS enfrenta desde bolha de calor até pancadas de chuva neste Carnaval
15 FEV 2026 • POR Redação/EC • 16h07Foliões de Mato Grosso do Sul enfrentam uma verdadeira “montanha-russa” climática neste domingo e nos próximos dias de Carnaval. Enquanto o domingo (15) é de tempo firme e com baixa umidade no Estado, os dias seguintes podem ter temperaturas elevadas. Isso porque MS está entre os 10 estados que podem sofrer com a “bolha de calor”.
A virada de folia em Campo Grande foi de garoa, com 16 milímetros de precipitação. Contudo, a madrugada chuvosa na Capital não deve definir o domingo de Carnaval.
Isso porque a máxima para o domingo (15) é de 32°C na cidade. Assim, a chuva não deve ser uma preocupação para os foliões, já que a previsão do Climatempo indica poucas nuvens para o início da noite na Cidade Morena.
A folia histórica de Corumbá pode ser acompanhada de muitas nuvens neste domingo (15). Os termômetros devem registrar mínima de 22°C e máxima de 34°C na cidade. A previsão é de tempo nublado durante a noite.
Já em Rio Verde de Mato Grosso, a mínima é de 21ºC, mas a temperatura pode chegar a 32ºC durante o dia. Na cidade, conhecida pela folia aliada ao cenário de natureza, as pancadas de chuva podem chegar no decorrer deste domingo (15).
Bolha de calor
Nos próximos dias, Mato Grosso do Sul entra na rota de uma bolha de calor. Meteorologistas do MetSul apontam temperaturas acima dos 35ºC em pelo menos 10 estados brasileiros.
Poderá haver pico de até 40ºC com a bolha de calor, causada por massa de ar quente que atua entre o norte da Argentina e do Paraguai. O fenômeno climático deve continuar até o fim do Carnaval.
Hidratação
Além disso, em 2026, o Carnaval acontece no verão. Com a bolha de calor e possibilidade de umidade baixa, um cuidado é necessário durante a folia: hidratação.
Assim, o consumo de água se torna necessário, mesmo para quem não consome bebidas alcoólicas.
Segundo o Ministério da Saúde, é essencial consumir alimentos saudáveis, como frutas, e ingerir legumes durante as refeições. A pasta afirma que beber sucos naturais, água de coco e consumir muita água previne prejuízos ao organismo.
Midiamax