Servidores do Detran-MS realizam ato contra perda de atribuições e descaso institucional
15 DEZ 2025 • POR Redação/WK • 07h23Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) realizam, nesta segunda-feira (15), às 8h, um ato público em frente à sede do Detran-MS, na rotatória do órgão, em Campo Grande.
A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) e tem como objetivo denunciar o descaso da gestão e a perda progressiva das atribuições da categoria, agravada por processos de terceirização adotados tanto em âmbito estadual quanto federal.
De acordo com o sindicato, as medidas vêm enfraquecendo o papel dos servidores públicos do trânsito, impactando diretamente a qualidade do serviço prestado à população e comprometendo a segurança viária.
“Nossa categoria denuncia que atividades essenciais, historicamente desempenhadas por servidores concursados, estão sendo repassadas a empresas privadas, sem o devido debate público e sem garantias de eficiência, transparência e controle. Isso causa uma indignação para nós e deveria causar também incômodo na sociedade”, afirma Bruno Alves, presidente do sindicato.
“Os servidores do Detran estão sendo ignorados em sua importância estratégica para o trânsito seguro. A terceirização indiscriminada retira atribuições, enfraquece o serviço público e desvaloriza quem está na linha de frente da segurança viária. Essa mobilização é um pedido de respeito à categoria e à população sul-mato-grossense”, ressalta.
Durante o ato, serão instaladas faixas de protesto chamando a atenção para o descaso da diretoria do Detran-MS com as pautas de valorização dos servidores e as consequências disto para a Segurança Viária.
O Sindetran-MS convida a imprensa a acompanhar a manifestação, ouvir os servidores e registrar as reivindicações que dizem respeito não apenas aos trabalhadores, mas à segurança no trânsito e à qualidade dos serviços públicos em Mato Grosso do Sul.
Serviço:
Local: Rotatória da sede do Detran-MS (Campo Grande - MS)
Data: Segunda-feira (15/12)
Horário: 8h.
Fonte: Michelle Akamine/AssCom do Sindetran-MS.