Geral

Enxame ataca pai e filho e vítima desmaia ao sofrer múltiplas picadas em MS

Vítimas realizavam poda de árvores no momento do ataque

26 NOV 2025 • POR Redação/EC • 20h26
Enxame de abelhas. - Foto: Reprodução

Um homem acompanhado do filho foi vítima de um ataque de abelhas ao realizar um trabalho de poda de árvores no Distrito de Arapuá, em Três Lagoas, município a 326 quilômetros de Campo Grande. 

O caso aconteceu na segunda-feira (24), o e os dois realizavam a poda de galhos que atrapalham a fiação de internet, quando ambos foram surpreendidos por um enxame de Melipona rufiventris, conhecidas popularmente como Uruçu-Amarela, “tujuba” ou “tujuva”, conforme informações do jornalista Nei Canistro. A espécie é comum em diversos estados, incluindo Mato Grosso do Sul.

Ao perceberem o ataque, pai e filho tentaram fugir, mas o homem, de aproximadamente 35 anos, foi o mais atingido e chegou a perder a consciência devido ao grande número de picadas. O jovem, de 18 anos, também foi ferido, porém, com menor intensidade.

Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestou os primeiros atendimentos ainda na Unidade de Saúde local. A rapidez no socorro foi essencial para garantir a estabilidade das vítimas. Ambos permaneceram em observação durante a noite na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Três Lagoas e já receberam alta. Eles passam bem e retornaram para casa.

Orientação

O caso acende um alerta importante aos moradores da zona rural: ao manusear galhos, árvores ou caminhar por áreas de vegetação, especialmente durante a safra da guavira, quando aumenta a circulação no campo é fundamental redobrar os cuidados para evitar acidentes com insetos e outros animais silvestres.

Topmidianews