Rio Verde de Mato Grosso/MS

João-de-barro constrói 'condomínio' em escada de reservatório abandonado em MS

O joão-de-barro é conhecido por construir casas arredondadas com barro, geralmente em locais altos e protegidos.

29 SET 2025 • POR Redação/WK • 15h22
Condomínio João de Barro. Foto: Eduardo Rodrigues Peixoto

Um grupo de joões-de-barro construiu vários ninhos, lado a lado, em uma escada metálica de um reservatório de água desativado há anos, em Rio Verde de MT/MS.

O flagrante foi feito por Eduardo Rodrigues Peixoto. Ele passava pelo local, no centro da cidade, quando se deparou com a cena curiosa.

"Foi a primeira vez que vi algo assim aqui no Estado, achei muito interessante e resolvi gravar. Pensei que precisava registrar essa obra de arte", contou.

Eduardo gravou um vídeo e publicou nas redes sociais. As imagens mostram diversos ninhos de barro, um em cima do outro, formando uma espécie de "condomínio" das aves.

O joão-de-barro é conhecido por construir casas arredondadas com barro, geralmente em locais altos e protegidos.

g1 MS