Geral

Sem trégua: calorão de 40°C persiste em MS por mais uma semana

Previsão indica chance de chuva isolada, mas sem ameno nas altas temperaturas

15 SET 2025 • POR Redação/EC • 12h01
Calor predomina em MS.(Arquivo Midiamax)

A hidratação e o protetor solar serão aliados do sul-mato-grossense ao longo desta semana, pois o calorão não dará trégua. A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que as máximas devem chegar aos 40°C, principalmente na região norte, pantaneira e sudoeste de Mato Grosso do Sul até o fim de semana.

Entre esta segunda (15) a quinta-feira (18), o sol será protagonista. O cenário é favorecido pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Consequentemente, os termômetros devem registrar máximas entre 40 e 42°C.

Além disso, a baixa umidade do ar também será destaque, com previsão de valores entre 10% a 30%. As condições meteorológicas previstas tornam o ambiente propício para a ocorrência de incêndios florestais.

No entanto, devido ao acentuado aquecimento diurno, podem ocorrer chuvas e tempestades isoladas, principalmente nas regiões sul, sudoeste e oeste do estado, embora não se descarte pancadas de chuva nas demais regiões.

Contudo, estão previstas mínimas entre 20 e 22°C e máximas entre 32 e 37°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados. Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 22 e 27°C e máximas entre 35 e 41°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte os termômetros devem registrar mínimas entre 20 e 23°C e máximas entre 35 e 41°C. E

Em Campo Grande estão previstas mínimas entre 23 e 25°C e máximas entre 35 e 38°C. Em grande parte do Estado, os ventos atuam do quadrante leste (sudeste/leste) com valores de 40 a 60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.

Midiamax