Geral

Polícia diz que extintor não funcionou em balão que pegou fogo, caiu e matou 8 pessoas em Santa Catarina

Informação foi repassada em depoimento pelo piloto da estrutura que sobreviveu. Outros cinco sobreviventes foram ouvidos pelas autoridades.

21 JUN 2025 • POR Redação/VS • 19h47
Queda de balão em Praia Grande (SC). Foto: Redes Sociais/Reprodução

O extintor de incêndio que estava no cesto do balão que caiu com 21 pessoas em Praia Grande (SC) não funcionou ao ser acionado, informou a Polícia Civil. Conforme o delegado-geral Ulisses Gabriel, a informação foi repassada em depoimento pelo piloto da estrutura que sobreviveu. Oito pessoas morreram.

O acidente aconteceu na manhã deste sábado (21), na cidade no extremo sul do estado, região conhecida como Capadócia brasileira e famosa pela prática do balonismo. Além do responsável pelo voo, cinco dos treze sobreviventes deram depoimentos à polícia.

"Segundo o que foi identificado, o extintor não funcionou e aí, não foi possível apagar. O balão, então, ele sobe um pouco, vai até o solo. Um conjunto de pessoas, que são 13, conseguem sair nesse primeiro momento. O balão acaba ficando leve em razão da saída dessas pessoas e aí ele sobe novamente", explicou Gabriel.

As causas são apuradas, mas a informação preliminar da polícia é de que o fogo começou no cesto, causado por um maçarico. Conforme o delegado-geral, a empresa está ativa desde setembro de 2024 e possuía documentação regular para operar.

As polícias Civil, Militar e Científica apuram os detalhes do incêndio e aguardam laudos e perícias. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acompanha o caso.

Das vítimas, quatro morreram carbonizadas no cesto e outras quatro na queda, de cerca de 45 metros de altura. Entre feridos e vítimas, 18 são moradores de Santa Catarina, dois do Rio Grande do Sul e um de São Paulo.

Em relação aos feridos, dois sofreram queimaduras de segundo grau, mas estão bem e devem deixar a unidade de saúde da região neste sábado. Outras três vítimas foram atendidas com luxações e dores pelo corpo. Todos os pacientes, atendidos no local ou no hospital, receberam alta.

Fazia sol na região no momento do acidente, mas o delegado-geral afirmou que havia previsão de instabilidade. A polícia vai apurar se as condições climáticas podem ter contribuído para o incêndio e queda.

As imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o balão no alto e em chamas, com pessoas pulando em meio ao desespero. A Sobrevoar, empresa responsável pelo balão, disse que suspendeu as atividades e que o piloto tentou salvar todos a bordo.

O balão tinha capacidade para abrigar até 27 pessoas e carregar até 2.870 quilos. Sozinho, a estrutura pesava 850 quilos.

De acordo com a Polícia Civil, o piloto relatou que, durante a emergência, o balão em chamas conseguiu descer próximo ao chão. Neste momento, houve orientação para as pessoas pularem. A maioria conseguiu desembarcar, porém, o balão voltou a subir. 

Capital dos cânions

Praia Grande, que apesar do nome não é banhada pelo litoral, está no sul catarinense, região com a maior cadeia de cânions da América Latina e fica aos pés do trecho mais abrupto da Serra, onde estão alguns dos cânions mais famosos da região sul, como o Itaimbezinho e o Malacara.

A cidade, na divisa com o Rio Grande do Sul, tem potencial turístico e recebe turistas interessados em fazer vôos de balão. Segundo a prefeitura, são dezenas de empresas credenciadas e mais de 7 mil pousos e decolagens por mês.

Praia Grande a 270 quilômetros de Florianópolis e a 230 quilômetros de Porto Alegre. A entrada da cidade é localizada a 21 quilômetros da BR-101, importante corredor econômico da região.

O que disse a empresa

E com profunda dor e tristeza que nós da SOBREVOAR SERVIÇOS TURISTICOS manifestamos nossa solidariedade e respeito as vítimas envolvidas no acidente desta manhã de sábado, dia 21/06/2025.

Nesse momento, expressamos nossos sentimentos aos familiares das vítimas, oferecendo nosso total apoio e nossas preces, colocando-nos a disposição para auxiliar em tudo o que for necessário.

Gostaríamos também de esclarecer que trabalhamos com seriedade e cumprimos todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), destacando que não tínhamos registros de acidentes anteriores.

Infelizmente, mesmo com todas as precauções necessárias e com o esforço de nosso piloto, cujo mesmo possui ampla experiência e adotou todos os procedimentos indicados, tentando salvar todos os que estavam à bordo do balão, sofremos com a dor causada por essa tragédia.

Ainda, estendemos nossa gratidão a todas as equipes de resgate e profissionais da saúde que estão trabalhando incansavelmente para prestar assistência às vítimas.

Informamos que todas as operações da empresa foram imediatamente suspensas por tempo indeterminado, em respeito as vítimas, seus familiares e à comunidade.

Por fim, pedimos a população que, em respeito às vítimas e dos seus familiares, não divulguem noticias falsas e outras postagens que possam aumentar o sofrimento que já está sendo enfrentado pelas famílias.

g1 SC