Prefeito de Coxim Edilson Magro envia a Câmara projeto de lei que homenageia José Guedes
23 NOV 2021 • POR Redação/TR • 13h54O prefeito de Coxim Edilson Magro através da Funrondon (Fundação Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer), enviou para a Câmara Municipal, Projeto de Lei que homenageia o compositor José Guedes de Melo, que através da Confraria do Piau foi um grande incentivador da cultura coxinense.
Conforme o projeto de lei que deve ser votado nesta terça-feira (23), o auditório localizado em anexo a Secretaria de Desenvolvimento Social, ficará denominado “Auditório José Guedes de Melo”.
A justificativa considera que, José Guedes de Melo, que também foi poeta, repentista e produtor cultural, empresário há 46 anos, proprietário do Bar do Zé Guedes em Coxim, onde fundou a Confraria do Piau e posteriormente a “Quartaneira” (Quarta-feira Pantaneira), teve uma grande parcela de contribuição à cultura coxinense.
Como poeta, Zé Guedes participou de diversos concursos literários; como músico foi premiado em diversos festivais; compôs as letras das músicas “Canoeiro do Taquari”, “Rancho à sombra da serra”, “Chora menina” e “Passando por Mato Grosso”, entre outras; e como produtor cultural “Canoeiro do Taquari”, “Rancho à sombra da serra”, “Chora menina” e “Passando por Mato Grosso”.
Zé Guedes, como gostava de ser chamado, foi um artista simples, humilde e bem-quisto por todos, detentor de inúmeras honrarias e diversas moções por conta de seus relevantes serviços prestados à cultura regional sul-mato-grossense.
Através da Confraria do Piau e da Quartaneira, descobriu talentos e lançou diversos nomes para o cenário musical, artístico e cultural de Mato Grosso do Sul, entre eles o Trio Pé de Cedro e a dupla Kurikaka & Makako.
José Guedes de Melo faleceu no dia 8 de maio em decorrência de complicações do tratamento de uma doença hepática. Ele estava hospitalizado em Ponta Porã/MS
Fonte: Augusto Marques/AssCom PMC