Saúde

MS recebe 60 caminhonetes para combate a Dengue, Zika e Chikungunya nesta 4ª

Os veículos foram conquistados pelo deputado Geraldo Resende (PSDB) com o apoio da Bancada Federal e o secretário Estadual de Saúde, Carlos Coimbra. Os veículos se somam a outros três conquistados pelo parlamentar em novembro.

13 DEZ 2018 • POR Redação/TR • 06h32
Foto: Reprodução / Dourados Agora

A Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, órgão ligado ao Ministério da Saúde, vai entregar na quarta- feira (12), às 17h30 min, em Santa Maria (DF),60 caminhonetes Mitsubishi L 200, cabine dupla, para 53 municípios de Mato Grosso do Sul e para o Governo do Estado. Os veículos foram conquistados pelo deputado Geraldo Resende com o apoio de deputados e senadores do Estado junto ao Governo Federal. O evento contará com a presenta de representantes de todos os municípios contemplados e com o presidente Michel Temer.

As caminhonetes serão utilizadas exclusivamente para ações referentes ao combate do mosquito Aedes Aegypti, que transmite doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. "Esse foi uma das principais solicitações dos prefeitos e foi um trabalho em conjunto com o secretário Estadual de Saúde Carlos Coimbra. Levantamos os índices dessas doenças nos municípios e vimos que uma campanha estruturada e bem planejada é muito importante. Depois do período de chuva e no verão é que essas doenças acometem a população. Estamos dotando as Prefeituras e o Governo do Estado com caminhonetes para este enfrentamento", afirmou Geraldo Resende, que já foi secretário Estadual de Saúde.

O parlamentar procurou OsneiOkumoto, Secretário Nacional de Vigilância em Saúde em junho deste ano apresentando os dados e solicitando os veículos para os municípios do Estado. "Conheço o Osneihá vários anos, pois ele trabalhou comigo quando fui secretário de Saúde. Ele conhece o Estado e se sensibilizou com os dados que apresentamos a ele", explicou Resende. Okumoto chefiou a Divisão Médica do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Nos primeiros seis meses deste ano, 3,2 mil pessoas tiveram dengue no Estado. O número representa 50% das notificações da doença em todo ano de 2017. No ano passado três pessoas morreram em decorrência da patologia. Em 2018, já foram registrados casos de Zika vírus nos municípios de Dourados, Aquidauana, Aral Moreira e Rio Verde. Até outubro foram notificados mais de 550 casos de chikungunya.

No dia 14 de novembro o Ministério da Saúde já havia entregue outras três caminhonetes para a Secretaria Estadual de Saúde para o mesmo fim, conquistadas por Resende. Na data, o secretário Estadual de Saúde Carlos Coimbra estava presente. Uma outra caminhonete também vai ser entregue para o Governo do Estado nesta quarta-feira. Esta ficará à disposição do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacem). Confira abaixo a lista de municípios contemplados. Campo Grande ficará com sete veículos e os outros municípios com um cada.

Água Clara Amambai Anastácio Antônio João Aparecida do Taboado Aquidauana Bataguassu Bela Vista Bodoquena Bonito Brasilândia Caarapó Camapuã Campo Grande Caracol Cassilândia Chapadão do Sul Coronel Sapucaia Corumbá Costa Rica Coxim Douradina Dourados Eldorado Fátima do Sul Guia Lopes da Laguna Iguatemi Itaporã Ivinhema Japorã Jardim Ladário Maracaju Miranda Mundo Novo Naviraí Nioaque Nova Alvorada do Sul Nova Andradina Paranaíba Ponta Porã Porto Murtinho Ribas do Rio Pardo Rio Brilhante Rio Negro Rio Verde de Mato Grosso São Gabriel do Oeste Selvíria Sete Quedas Sidrolândia Taquarussu Terenos Três lagoas

Por: Valéria Araújo – Dourados Agora