CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
20 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Estado MS

Professores da UEMS serão homenageados pelo CRIE-MS

Solenidade, que será realizada na ALMS, marcará o Dia Estadual do Ensino Superior

21 AGO 2018Por Redação/TR07h:07

O Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) e a Assembleia Legislativa (ALMS) realizarão solenidade para a entrega da Medalha Darcy Ribeiro e da Comenda Pedro Pedrossian a professores, pesquisadores e outros profissionais de destaque da Educação Superior sul-mato-grossense. O evento será na quarta-feira (22), às 19h30, na ALMS, em Campo Grande. Dois docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) serão homenageados.

A solenidade marcará as comemorações do dia 21 de agosto, data de fundação e instalação do CRIE-MS e “Dia Estadual da Educação Superior”, instituído pela Lei 5.040/ 2017. As seis Instituições de Ensino Superior que fazem parte do CRIE-MS participarão do evento: UEMS, UFMS, IFMS, UFGD, UCDB e Anhanguera-Uniderp.

O Reitor da UEMS e presidente do CRIE-MS, Fábio Edir dos Santos Costa, homenageará dois docentes por suas importantes contribuições para a Universidade. O professor Sandro Márcio Lima receberá a Medalha Darcy Ribeiro e a professora Eliza Emília Cesco receberá Comenda Pedro Pedrossian.

Instituídas pela Resolução 19/2018 da ALMS, a Medalha Darcy Ribeiro será concedida a personalidades integrantes de carreiras acadêmicas, professores, técnicos, servidores, funcionários ou dirigentes, em atividade ou não, que tenham prestado relevantes serviços para o desenvolvimento do ensino, pesquisa ou extensão nas Instituições de Ensino Superior. Já a Comenda Pedro Pedrossian será destinada a personalidades que tenham prestado relevantes serviços para o engrandecimento do Ensino Superior Sul-mato-grossense.

Conheça os homenageados da UEMS

Eliza Emília Cesco

Licenciada em Pedagogia pela (FADAFI), atual UCDB, Especialista em Educação pela universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou no magistério e na gestão da Educação Básica, nas Secretarias Municipal de Educação de Campo Grande e Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. Foi Diretora de Educação Especial, Coordenadora Geral de Educação e Secretária Adjunta de Educação. Iniciou sua carreira docente na Educação Superior na FUCMT. Presidiu, em 1993, a Subcomissão de Implantação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) . Desde 1996, tem atuado na gestão universitária à frente da UEMS. Foi Secretária Executiva da (Fapems) e, há mais de 20 anos, é Chefe do Escritório de Representação da UEMS, em Campo Grande, além de membro titular do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul. No voluntariado, atua, há mais de 30 anos, na Associação Pestalozzi de Campo Grande.

Sandro Márcio Lima

Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre e Doutor em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP). Em 2004, ingressou como docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na Unidade de Dourados. Na Instituição, já atuou como Pró-reitor de Administração e Planejamento, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais e Presidente do Comitê Docente Estruturante do Curso de Engenharia Física. Também foi membro do Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento, Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect). Atualmente é Coordenador de Programas da Câmara I (Meio Ambiente e Agrárias) da Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde 2016, é bolsista por Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ocupando, atualmente, o nível 1C. O docente já publicou mais de 100 artigos científicos em periódicos internacionais e já foi citado em mais de 1200 trabalhos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - UEMS

Mamma dentro

Leia Também