CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
23 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Economia

Grupo argentino pede apoio de governo para construir terminal portuário

Espaço será importante rota de escoamento da produção agropecuária

19 JUL 2018Por Redação/TR17h:36

O grupo argentino, AGD se reuniu com representantes do governo do Estado, para apresentar o projeto que tem objetivo de construir um novo terminal portuário, no município de Porto Murtinho, a fim de oferecer alternativas para exportações das principais commodities agropecuárias produzidas em Mato Grosso do Sul.

Com atuação também no Paraguai, a AGD processa milho, soja, trigo e amendoim e tem interesse em comprar grãos de Mato Grosso do Sul, tanto que adquiriu uma área para instalação do terminal portuário e reforçou o comprometimento de desenvolver a proposta, em reunião com equipe da administração estadual.

De acordo com informações da assessoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), os empresários argentinos argumentaram que a proposta é de que o porto seja utilizado pela empresa e terceiros, visto que o principal objetivo é comprar a matéria-prima regional e processar na Argentina.

Outra proposta apresentada é aproveitar a estrutura pra fazer o caminho de volta com carga e prestar serviços para outras instituições interessadas. "A contrapartida solicitada ao governo de Mato Grosso do Sul é de que o Programa de Estímulo à Exportarção ou Importanção pelo Porto de Porto Murtinho (Proeip) permaneça vigente até 2025, concedendo incentivos fiscais e acesso até a área", detalhou a assessoria.

CENÁRIO ATUAL

A opção logística da hidrovia, na atualidade, promove a integração econômica com o Paragui e a Argentina, que desponta como o segundo maior parceiro comercial do Brasil, perdendo apenas para a China.

O volume de produtos exportados por intermédio do terminal de Porto Murtinho passou de seis mil toneladas em 2015 para 183.796,38 toneladas exportadas em 2017, revelando crescimento superior a 200%.

Fonte: Correio do Estado – Aline Oliveira

Mamma dentro

Leia Também