Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Economia

Caixa usa signo do cliente para evitar fraudes

22 JUN 2018Por Redação/OJ11h:05

O signo do cliente é uma das informações usadas pela Caixa Econômica Federal para evitar fraudes. O banco reconheceu essa prática após reportagem de “O Globo” mostrar um cliente do Rio de Janeiro que descobriu que seu signo de sagitário constava no formulário que recebeu da atendente de uma agência de Botafogo, na Zona Sul da cidade, para receber o dinheiro do Fundo PIS.

Esse formulário traz dados como nome, RG, data de nascimento, idade atual, idade na expedição do RG e CPF.

A Caixa informou ao G1 que a informação do signo é obtida automaticamente pelo sistema do banco, a partir da data de nascimento do cliente. A informação é uma das inúmeras que o banco utiliza para auxiliar na identificação do cliente em caso de eventuais fraudes. O uso é somente interno, diz a Caixa.

Fundo PIS-Pasep

Começou na segunda-feira (18), o pagamento dos recursos do Fundo PIS-Pasep para quem tem a partir de 57 anos. Têm direito a esse dinheiro os trabalhadores de organizações públicas e privadas que contribuíram para o PIS ou para o Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenham resgatado todo o saldo. Quem passou a contribuir após essa data não tem saldos para resgate.

Levantamento divulgado pela Caixa mostra que 58,8% dos saques do Fundo PIS por cotistas menores de 60 anos serão em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Do total de R$ 13,8 bilhões que serão liberados para quem tem até 59 anos de idade pelo banco, R$ 8,1 bilhões serão sacados nos três estados. Além disso, 55,96% dos cotistas são das três unidades da federação (7,6 milhões do total de 13,6 milhões).

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento dos recursos do PIS, o que corresponde a cerca de 80% do total, e o Banco do Brasil é responsável pelo pagamento dos recursos do Pasep (cerca de 20% do total).

Fonte: G1/globo

Calendário do Fundo PIS-Pasep da Caixa e BB (Foto: Igor Estrella/G1)
Mamma dentro

Leia Também