Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Valdir Silva

Coluna

Intervenção militar, já!!

21 SET 2017Por Valdir Silva12h:49

Hodiernamente ouço rumores, presencio discussões, leio fake news a respeito de uma possível e até mesmo provável intervenção militar no Brasil.

Basta dar uma cutucada no assunto para alguém advogar dizendo que no Brasil nunca houve didatura. Segundo os defensores dessa pretensa intervenção é que os militares, dentro de um código de ética e honra muito elevados, extinguiria de vez a corrupção no Brasil.

Sem nenhuma base na História, os defensores de tal ideia reiteram que a decadência moral se deu em razão do excesso de liberdade, algo próprio das democracias.

Nada há de errado com os que defendem esse posicionamento que é legítimo dentro da democracia. O erro está em pregar algo para querer agir em contrariedade com aquilo que eles próprios argumentam.

Se são contra a corrupção (como nós também o somos) não podem querer "tomar" o poder com um ato que corrompe o sistema político vigente. Se assim o desejam que formem uma agremiação político-partidária e participem dos pleitos. Se a população estiver de acordo com seus ideais poderão escolhê-los para representá-la.

Qualquer medida que esteja fora dos preceitos legais deverá ser algo criminoso. Há vários meios de intervir na realidade, se apossar fortuitamente de um cargo para o qual não foi eleito será um "golpe" e de golpistas já estamos fartos.

Para quem não crê que houve ditadura no Brasil, basta olhar a censura nas artes e nos meios de comunicação no período dos "anos de chumbo".

Muitos artistas exilados, muitos jornais censurados dão provas da extensão, peso e força da 'ditadura' no Brasil. Se os militares, como representação política, são tão superiores quanto se alegam, onde estão seus representantes dentro da ordem democrática?

Um de seus representantes dentro do Congresso, que vive postando fotos empunhando armas, se mantém na mídia com um discurso de ódio. Não há em seus discursos uma proposta para a segurança, por exemplo; há uma proposta de violência, dizendo que "bandido bom é bandido morto", frase esta fruto do senso comum que qualquer um pode dize-la.

Gostaria de ver propostas exequíveis com o mínimo de razoabilidade, isso sim é intervir. Será que eles sabem intervir dessa forma? Se souberem eu serei o primeiro a gritar: "Intervenção militar já!!"

Por: Valdir Silva