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Projeto AJA/MS: Uma grande oportunidade para os jovens com distorção idade/ano

12 SET 2017Por Valdeir Simão e Youssef Nimer08h:46

O Projeto AJA/MS foi pensado, pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, como forma de garantia dos preceitos legais estabelecidos, para que todos tenham o direito de acesso a educação formal, mesmo que tardiamente, atentando-se à diversidade étnico-cultural e socio-econômica.

Aprovado pela Resolução/SED n. 3.053, de 4 de maio de 2016, tem por objetivo oportunizar aos jovens estudantes, de 15 à 17 anos, com distorção idade/ano, possibilidade de acesso ao sistema educacional e a complementação dos seus estudos de forma integrada, qualificada e participativa. Além de proporcionar aos egressos, um ensino diversificado que ofereça crescimento intelectual e científico atendendo as perspectivas iniciais no mundo do trabalho e maiores oportunidades para constituir-se socialmente.

O Projeto AJA/MS “Avanço do Jovem na Aprendizagem”, está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n. 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Deliberação CEE/MS n. 10.814, de 10 de março de 2016. Para ter acesso ao Projeto AJA/MS, o jovem precisa completar 15 (quinze) anos, no ano da matrícula do curso e ainda não ter 18 anos completos.  Sua organização é feita por blocos, com a seguinte correspondência:

-Bloco Inicial I – corresponde ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental;

-Bloco Inicial II – corresponde ao 4º e 5º ano do Ensino Fundamental;

-Bloco Intermediário – corresponde ao 6º e 7º ano do Ensino Fundamental;

-Bloco Final – corresponde ao 8º e 9º ano do Ensino fundamental.

Pensar no perfil do egresso  Ajeano é saber que se trabalhará com a diversidade, compreendida nas diferenças da constituição social. São jovens com pouca escolaridade, consequentes dos processos de exclusão social, que necessitam de uma maior oportunidade para a iniciação profissional. Por esse motivo, os componentes curriculares são trabalhados de forma variada, também estão voltados para o mundo do trabalho e para a continuidade dos estudos, essenciais para a inclusão desse jovem na sociedade.

A metodologia utilizada no Projeto AJA/MS, visa a relação entre o conhecimento prévio do estudante e o desenvolvimento e preparação ao conhecimento científico. Essa proposta metodológica, baseada, exclusivamente, na concepção sociointeracionista, que compreende a constituição do sujeito, nas diversas relações dialógicas, onde o ensino também é visto como um processo interativo, que evidencia o sujeito nas mais diversas interlocuções.

Nessa concepção, o aluno/estudante/sujeito é visto como um ser social, histórico e, culturalmente, presente no ambiente escolar. Diante dessas considerações, trabalhamos com a Teoria da Problematização, pois apresenta o processo de ensino e aprendizagem vinculado a uma nova concepção de ensino, que supera o processo tradicional. O Projeto AJA/MS, com a base na problematização, potencializa as competências trazidas pelos estudantes visando o crescimento intelectual, as iniciativas para o mundo do trabalho e, principalmente, uma educação de qualidade. Assim, oferece em sua grade curricular os componentes: Desenvolvimento Social e Informática, visando principalmente o mercado de trabalho.

As propostas de ações, para o Projeto AJA/MS, visam o desenvolvimento da aprendizagem de maneira participativa, cultural e social, desse modo, as estratégias de trabalho são diferenciadas apresentando-se através da acolhida, experimentação, estudo do meio, desenvolvimento de projetos e ações, jogos, seminários, debates, pesquisas bibliográficas e de campo, dentre outros.

Para que o sucesso do Projeto AJA/MS seja garantindo, conta com uma equipe que foi formada através de processo seletivo, composta por professores, coordenadora, assessora de projeto e psicóloga escolar, além do total apoio da direção e da coordenadoria regional do estado.

O Projeto AJA/MS “Avanço do Jovem na Aprendizagem”, no município de Coxim, é ofertado pela Escola Estadual Padre Nunes nos períodos matutino e noturno. Os interessados, em conhecer um pouco mais sobre o projeto, podem dirigir-se à escola e tirar suas dúvidas com a direção ou equipe multidisciplinar que atende o Projeto AJA/MS.

SED/MS. Projeto Político Pedagógico do Curso AJA-MS, Avanço do(a) Jovem na Aprendizagem em Mato Grosso do Sul, 2016.

Resolução/SED-MS n. 3.053, de 4 de maio de 2016, publicado no Diário Oficial n. 9.158 de 5/5/2016.

Veronildes Batista dos Santos

-Mestre em Educação

-Coordenadora do Projeto AJA/MS em Coxim

Fonte: Assessoria

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