CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Prefeitura de Coxim negocia com o sindicato e servidores públicos municipais retornam ao trabalho

18 OUT 2018Por Valdeir Simão/TR17h:02

Após dez dias de greve devido aos constantes atrasos no salário dos servidores municipais, a  Prefeitura Municipal de Coxim e o Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de Coxim (SINSMC), juntamente com a comissão de negociação, acompanhados por vereadores e secretários municipais, se reuniram por mais de três horas, na tarde de terça-feira (16), para negociar as reivindicações apresentadas pelo sindicato.

Durante a reunião, os representantes do poder Executivo mostraram a dificuldade financeira enfrentada e se comprometeram a continuar reduzindo despesas e iniciar o pagamento dentro do mês até chegar na data ideal, conforme os resultados da redução de despesas,  assim como a dar continuidade na política de aumento de arrecadação própria.

Outros assuntos referentes a categoria  serão discutidos em reuniões mensais por comissões em cada secretaria. Também foram colocados em pauta, entre as reivindicações, a adesão a um único plano de saúde dos servidores.

O prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), apresentou uma proposta por escrito ao presidente do SINSMC e à comissão de servidores.

Vereadores Careca e Sinval participando da assembleia. (Foto: Valdeir Simão - Diário X)

Os vereadores Careca da Iluminação (PRB) e Sinval Batista (PSDB), acompanharam e permaneceram no plenário da Câmara Municipal de Coxim, do início ao final da assembleia dos servidores públicos, que deliberaram pelo encerramento da greve.

Na manhã de quarta-feira (17), a maioria dos servidores aprovou o fim da greve, que se estendeu por 10 dias. A decisão foi tomada em assembleia realizada na Câmara municipal de Coxim e convocada pelo SINSMC.

Ficou definido que em fevereiro eles voltam a discutir para estabelecer uma data base para o pagamento, inclusive com alteração na lei.  Essa era uma das principais reivindicações da categoria. Paulo Monteiro alertou que o prazo é razoável, devido à grave situação financeira do município.

O presidente explicou ainda os avanços com a administração, que se propôs a discutir mensalmente toda a demanda dos funcionários públicos, avisando que a primeira reunião deve acontecer em uma semana para tratar de assuntos referentes à educação.

Assembleia dos servidores públicos municipais de Coxim. (Foto: Valdeir Simão - Diário )

“Gostaríamos de sair daqui com tudo resolvido e salários quitados, mas os números não ajudam. Os reflexos das ações de economia apresentadas só virão a partir de novembro. Toda forma de redução de despesa será acompanhada por este sindicato, inclusive aluguel de imóveis e contrato de pessoal. A receita própria vai fazer toda a diferença nesse momento, como o lançamento do IPTU já no inicio de janeiro”,  disse o Presidente do SINSMC.

De acordo com o presidente do SINSMC, a partir de quinta-feira (18), todo o atendimento feito pela prefeitura de Coxim volta ao normal, inclusive na educação, com funcionamento dos centros de educação infantil e escolas municipais.

Assembleia dos servdores públicos municiais de Coxim. (Foto: Valdeir Simão - Diário X)

“Esse diálogo e esta proposta da prefeitura, só foi possível devido a união dos servidores municipais de Coxim. Todos os servidores querem o bem de nossa cidade, mais infelizmente foi necessário chegar ao estado de greve. Avançamos muito, a categoria saiu fortalecida e pronta, para se necessário, lutar pela  vida funcional novamente”,  afirmou Paulo Monteiro.

Segundo o SINSMC, os pagamentos dos planos de saúde, previdência e consignados serão regularizados conforme o melhoramento da receita e reflexos da economia apresentada pela prefeitura de Coxim.

Fonte: AssCom FESERP/MS e redação Diário X

 
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
  • Foto: Valdeir Simão - Diário X
Mamma dentro

Leia Também