Assembleia Legislativa
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
28 de março de 2024
Coxim
24ºC
Cenario

Coxim MS

Lucia da AAVC, Sinval Batista e Careca solicitam informações sobre a reforma da ponte de madeira do córrego Figueira

23 MAI 2018Por Valdeir Simão17h:28

Na sessão legislativa de terça-feira (22), a vereadora Lucia da AAVC (PR) e os vereadores Sinval Batista (PSDB) e Careca (PRB), apresentaram Requerimento direcionado ao prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), solicitando, dentro do prazo legal, o fornecimento de cópia da licitação e do projeto de execução da reforma da ponte sobre o córrego Figueira, situada na área rural de Coxim, na região conhecida como Colônia Taquari, nas proximidades da propriedade da Dona Didi Mascarenhas.

No Requerimento, os três parlamentares solicitam ainda que sejam encaminhadas todas as informações sobre o material utilizado na construção da ponte e o termo de garantia pelos serviços executados.

Os vereadores justificaram a necessidade de apresentação do Requerimento, tendo em vista que os serviços realizados na ponte do córrego Figueira, já haviam sido objetos de avaliação por parte da vereadora Lucia e na época o Poder Executivo Municipal foi questionado com relação ao material utilizado na referida ponte.

Lucia da AAVC, Sinval Batista e Careca, ressaltam ainda nas justificativas, que após dois anos e meio, constata-se novamente problemas na madeira utilizada, fato que levou a prefeitura de Coxim a interditar a referida ponte.  

Os parlamentares embasam ainda o Requerimento nos seguintes termos:

"As Câmaras municipais desempenham relevantes funções de fiscalização e controle, que têm nos pedidos de informação uma de suas formas consagradas de manifestação. Através desse importante instrumento, os vereadores avaliam as necessidades normativas do município, fiscalizam e controlam os atos da administração municipal e esclarecem eventuais dúvidas acerca de contratos, obras ou serviços de que tenha tomado parte o município".

Tragédia

No dia 04 de outubro de 2014, um acidente trágico aconteceu na ponte do córrego Figueira, abalando a população de Coxim e região, onde um caminhão caçamba carregado de milho despencou da altura de quase 5 metros, matando o senhor Adeil de Souza Helpis, 32 anos e os sobrinhos dele, Murilo Helpis dos Santos Filho de 7 anos e Isadora Helpis dos Santos com 9 anos. A namorada de Helpis foi socorrida e encaminhada para o Hospital Regional de Coxim Álvaro Fontoura.

Reforma da ponte do córrego Figueira

Após o terrível acidente com o caminhão Mercedes Benz, a administração do prefeito Aluizio São José (PSB), no início do ano de 2015, reformou a ponte do córrego Figueira, onde gastou quase 180 mil reais.

Na época, o valor gasto gerou indignação, visto que pela ponte ser de madeira, poderia ter investido um pouco mais e construído uma ponte de concreto, com maior durabilidade, onde agora não estaria com problemas novamente, ocasionando transtornos e insegurança para a população, sendo necessário gastar novamente o dinheiro público para a construção de uma ponte de concreto.

Licitação da ponte de concreto do córrego Figueira

O diário oficial de Mato Grosso do Sul publicou na edição de segunda-feira (14/05), na página 68, o resultado da licitação para construção da ponte de concreto do córrego Figueira, em Coxim.

Serão investidos na obra, mais de 780 mil reais, pelo governo do Estado,  por intermédio da Agesul (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).

Por: Valdeir Simão

Vereadores Careca, Lucia da AAVC e Sinval Batista - Foto: Paulo Ricardo - Diário X
Mamma dentro

Leia Também