CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
25 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Coxim MS

Coxim novamente é finalista do Festival Estudantil Temático de Trânsito da PRF

13 SET 2018Por Redação/TR03h:32

Por mais um ano, Coxim é finalista do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) de Mato Grosso do Sul, projeto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Detran. A Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura é finalista na categoria Infanto Juvenil e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Coxim é finalista na categoria Juvenil. Nesta 9ª edição do Fetran MS, foram inscritos 223 espetáculos teatrais de 148 escolas que representam 38 municípios de Mato Grosso do Sul. 

Coxim é representada por alunos da Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura, na categoria Infanto Juvenil, com a peça “Não dê carona à imprudência”, direção e texto do aluno e professor Rafael Silva, e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Coxim, na categoria Juvenil, com a peça “Colecionadores de imprudências”, texto do aluno Rafael Silva e direção de Alex Faria e Marta Nogueira.

Os alunos e professores estão buscando a colaboração de toda a população na enquete na página do grupo Fetran MS no Facebook, onde todos os municípios selecionados para a final estão concorrendo à melhor peça do Festival. Coxim está liderando as enquetes das duas categorias que está participando, mas é preciso manter o ranking. 

Para quem quiser ajudar os alunos, basta acessar o grupo Fetran MS no Facebook, clicar em “Participar do grupo” e procurar as enquetes das categorias que Coxim está concorrendo. Os votos populares das enquetes computam pontos para a final. Somente quem participa do grupo consegue votar. Na página, também estão disponíveis os vídeos das peças para assistir.

Link para enquete da categoria Infanto Juvenil, "Não dê carona para imprudência"

Link para enquete da categoria Juvenil, "Colecionadores de imprudências"

Sobre o Fetran MS

O Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) de Mato Grosso do Sul é um projeto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Detran que tem como tema deste ano "Transformando Atitudes para Salvar Vidas" e visa, através das artes cênicas, promover a educação para o trânsito junto aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul.

O Festival é dividido por duas etapas: seletivas regionais e final. Nas seletivas regionais são apresentadas todas as peças inscritas em um dos 19 municípios-sede, selecionados nas 5 regiões do Estado, nomeadas como Capey, Costa Leste, Morena, Pantanal e Taquari. A Comissão Julgadora seleciona 15 espetáculos para a final, dentre as três categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil. Na etapa final, os 15 espetáculos escolhidos pela Comissão Julgadora nas seletivas se apresentam na Capital e são avaliados critérios preestabelecidos no regulamento do Fetran, sendo três jurados especialistas em artes cênicas, pedagógico e legislação de trânsito.

A grande final do 9ª Fetran MS será de 14 a 19 de outubro, no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. Os integrantes das cidades da região Norte do Estado participaram da seletiva regional, chamada de “Etapa Taquari”, em maio, no auditório da UEMS. Foram 7 espetáculos apresentados em Coxim, classificando o grupo do município para a final do Festival.

Para Delcio Delmar Buss, chefe do Grupo de Educação de Trânsito e Cidadania (GETRAN) da PRF-MS, esta ação faz com que os jovens se tornem adultos mais conscientes e responsáveis no trânsito. “Nosso lema do Fetran já é um resumo: “Transformando atitudes para salvar vidas”. Levamos o Fetran, anualmente, a mais de 20 mil pessoas e esperamos que com a ferramenta, o teatro, possamos mudar o comportamento que tem levado à morte de mais 40 mil pessoas no trânsito por ano. Essas crianças e jovens estudam sobre a problemática do trânsito e com discussões, criam com seus professores as peças teatrais que visam informação e a consequente mudança nessa realidade”, afirma.

Fonte: Prefeitura Municipal de Coxim MS

Mamma dentro

Leia Também