CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
19 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Campo Grande MS

Reunião pública propõe debate sobre mudança no modelo de saúde

Proposta sugere participação de outras especialidades

19 JUN 2018Por Redação/TR16h:44

Uma audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (19), realizada na Câmara Municipal quer debater com o setor de saúde e população, propostas que auxiliem na elaboração de um modelo de saúde na rede pública.

A proposição tem como foco, a reflexão e discussão do atual modelo biomédico, que atua da seguinte forma: a consulta médica tem objetivo de descobrir sintomas, para então ser realizado o diagnóstico.

De acordo com o resultado informado é recomendado o procedimento terapêutico ou medicamento utilizado para combater a doença identificada.

Conforme informado pela assessoria do proponente, o vereador doutor Sami (MDB), a proposta inicial é implantar a metodologia de consulta multiprofissional, a fim de melhorar o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que podem ser assistidos por outros especialistas, além do médico.

Na avaliação do autor, a participação de outros profissionais da saúde aumentaria ai nformação sobre a saúde e doença do paciente, ampliando seu repertório de informação sobre doença, agindo de forma preventiva. "O cidadão deixa de ser passivo e torna-se coadjuvante da próxima saúde, aprendendo a tomar atitudes preventivas".

*Colaborou Gilberto Verardo - colunista do Jornal Correio do Estado

Fonte: Correio do Estado – Aline Oliveira

Mamma dentro

Leia Também