CENARIO
Logo Diario X
Aqui tem a Verdadeira Notícia
18 de abril de 2024
Coxim
24ºC
TRIBUNAL

Campo Grande MS

Detentos do presídio federal de Campo Grande fazem greve de fome

19 ABR 2018Por Redação/OJ11h:00

Detentos do presídio federal de segurança máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, estão greve de fome há duas semanas. Nessa quarta-feira, sete deles precisaram receber atendimento médico dentro da unidade prisional. De acordo com advogados dos presos, seus clientes decidiram entrar em greve em protesto contra agressões cometidas por agentes penitenciários e o uso de spray de pimenta.

- Os abusos nas unidades federais estão ocorrendo há vários anos. Em Campo Grande, os detentos da vivência delta e alfa estão em greve de fome há 15 dias para reivindicar tratamento mais humano e menos degradante por parte dos agentes penitenciários. Vários internos já estão na enfermaria com desnutrição grave - afirmou a advogada Nicole Giamberardino Fabre.

Os presos da unidade de Porto Velho, em Rondônia, chegaram a aderir à greve no último sábado, mas o movimento terminou na terça-feira.

Em nota, a assessoria de imprensa do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) afirmou que são improcedentes as denúncias de que os presos estão passando por maus tratos. “A execução penal federal, ao longo de seus 12 anos de existência, tem se consolidado como exemplo de prestação de serviços públicos penais. As penitenciárias federais são modelo de respeito integral aos princípios constitucionais de legalidade, individualização da pena e respeito dignidade da pessoa humana”, afirmou o comunicado.

A assessoria também informou que o atendimento e acompanhamento médico dos presos dentro do presídio “faz parte do protocolo previsto pela Resolução n 4/2005 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP)”.

Fonte: extra/globo

Mamma dentro

Leia Também